Competências como
comunicação, coerência, organização, flexibilidade e empatia são algumas que
devem ser desenvolvidas pelo profissional de vendas
Há muito tempo que especialistas afirmam que a
chave do sucesso para os profissionais de vendas é desenvolver suas habilidades
comportamentais, também conhecidas como soft skills.
Para Éber Feltrim, consultor e CEO da SIS
Consultoria, empresa especializada em desenvolvimento e gestão de clínicas,
muitas são as habilidades que conquistam os clientes, pois certamente, há
diversos perfis de consumidores. “Precisamos entender que nossas ações refletem
a marca que representamos e que esse relacionamento com o cliente possibilita
acesso a informações valiosas para o negócio sobre o que o comprador procura e
precisa encontrar”, analisa.
De acordo com o especialista em marketing para a
área da saúde, algumas competências melhoram a interação com o consumidor.
Dentre elas, destacam-se:
- Comunicação: uma boa
comunicação, assertiva e objetiva faz com que o cliente sinta segurança no
discurso do profissional. Aqui entra também a capacidade de argumentação.
Respostas diretas, honestas e precisas, que acabem com as dúvidas do
cliente, são importantes para criar vínculos de confiança;
- Marketing pessoal: é trabalhar questões de marketing
pessoal e passar uma imagem idônea. Isso inclui cuidados com a aparência
física e comportamento frente ao consumidor. Atrasos, por exemplo, dão uma
péssima impressão. Deixar clientes esperando causa
um efeito negativo, que reflete na imagem e na marca da empresa.
O modo como o vendedor se apresenta, assim como sua postura e conduta,
consolidam sua identidade profissional;
- Coerência: uma pessoa que se
contradiz o tempo todo gera desconfiança e com facilidade perde conexões de
vendas. Manter uma conversa direta, mostrar comprometimento e
profissionalismo são qualidades que conquistam e fidelizam clientes;
- Organização: esta é uma
qualidade que demonstra profissionalismo e seriedade. Uma pessoa
organizada não atrasa e nem esquece compromissos, além de ter informações
sempre acessíveis quando necessárias. Empresas e profissionais que não têm
uma vida bem organizada estão ficando de lado no mercado. É de extrema
importância fazer uso de um CRM, que nada mais é do que a gestão do relacionamento
com os seus clientes;
- Flexibilidade: pessoas
flexíveis têm maior habilidade em controlar e contornar imprevistos;
- Compreensão das necessidades
do cliente: um bom vendedor é intuitivo e observador em relação às
necessidades de seus clientes. Assim, percebe e antecipa a melhor forma de
atendê-los. Para isso, são necessárias habilidades de relacionamento
pessoal e capacidade de entender desejos e vontades, mesmo aquelas não
declaradas. Nem sempre os clientes sabem descrever exatamente o que querem,
mas um profissional capacitado está apto a reconhecer as necessidades de
seus clientes;
- Domínio de estratégias (suas
e da empresa): a ideia principal é colocar o consumidor no centro dos
negócios, oferecendo um atendimento personalizado que resolva as necessidades
específicas. Muitos profissionais são orientados à prática de vendas, mas
apenas os bons têm domínio de estratégias, que são essenciais para
conquistar e fidelizar clientes e permitem que o profissional antecipe
soluções e, assim, garanta que cada cliente receba a devida atenção.
Na opinião do CEO da SIS Consultoria, o
profissional de vendas precisa gostar do seu trabalho. “Quando isso acontece,
temos um nível de tolerância diferente do que quando não gostamos do que
fazemos ou fazemos sem amor. É importante pensar que você está fazendo o seu
trabalho por você e o que é do outro a gente não controla”, orienta. “Quando
você aprende que é dono do rumo que a sua vida vai levar, acaba não se afetando
pelo que as outras pessoas dizem ou fazem e isso inclui lidar em qualquer tipo
de atendimentos com pessoas grosseiras e mal educadas, por exemplo. Essa
postura indica quem elas são e a forma como as atendermos dirá quem nós somos”,
completa.
Investir no próprio aprimoramento profissional
também é recomendado pelo empresário. Segundo Éber, há inúmeros cursos,
tutoriais, vídeos, artigos e outras ferramentas na internet para desenvolver as
habilidades. Entretanto, ele ressalta que é importante vincular o seu objetivo,
ou o que a pessoa deseja desenvolver com a qualidade/duração do curso.
A própria SIS Consultoria tem cursos para
desenvolvimento de habilidades e competências tanto gratuitos, quanto opções
com preços acessíveis e que valem até certificações. Para saber mais quais são
esses programas, basta acessar o canal da empresa YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC5jHr0CaJhKEvdc5mXWJ7Qw
Tecnologia a serviço do vendedor
Para quem atua na linha de frente, Éber afirma que
é necessário entender que atender é relacionamento. “O atendimento vai muito
além de só atender os requisitos ou solicitações do cliente. E as redes
sociais, incluindo o WhatsApp, são as principais ferramentas de relacionamento
utilizadas atualmente”, considera.
Segundo o empresário, com essas ferramentas o
profissional de vendas consegue incluir seus clientes no seu dia a dia,
entender um pouco dos seus gostos e até mesmo sentir como o mercado tem
respondido ao seu negócio. “Por isso, vale a pena usar e abusar das ferramentas
que existem nas redes sociais, como por exemplo, as enquetes e ‘caixinhas’ de
perguntas no Instagram”, ensina.
Para Éber, a pandemia de Covid-19 empurrou as
empresas para o digital, pois muitas lojas, fábricas e prestadores de serviço
tiveram que se reinventar e não fecharam suas portas por conta das redes
sociais, que facilitaram muito a venda on-line e sem a necessidade de ter
grandes plataformas para e-commerce. “Basta ter uma rede social
bem gerenciada para fazer algumas vendas e turbinar o seu negócio”, indica.
Dr.
Éber Feltrim - O especialista em gestão de negócios para a área da
saúde, consultor e CEO da SIS Consultoria começou a sua carreira em Assis (SP).
Após alguns anos, notou a abertura de um nicho em que as pessoas eram pouco
conscientes a respeito, a consultoria de negócios e o marketing para a área da
saúde. Com o interesse no assunto, abdicou do trabalho de dentista, sua
formação inicial, e fundou a empresa com foco em desenvolvimento e gestão de
clínicas.
SIS Consultoria
https://www.sisconsultoria.net/
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