Pesquisar no Blog

terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Conheça as lesões mais comuns no Futebol


O futebol é a modalidade esportiva mais popular no mundo e estima-se que cerca de 240 milhões de atletas amadores pratiquem esse esporte, abrangendo todas as faixas etárias de ambos os gêneros. É considerado também um esporte que apresenta um alto índice de lesões, pois envolve grande contato físico, movimentos curtos, rápidos e com muitas trocas de direção. “Em virtude dessas características, apresenta em termos absolutos alto número de lesões”, cita André Pedrinelli no seu Estudo Epidemiológico das lesões no futebol profissional durante a Copa América de 2011, Argentina. 

Segundo o especialista, as lesões mais frequentes ocorrem nos membros inferiores (coxas e joelhos), predominando as contusões, seguida pelas lesões musculares. Geralmente estas afecções apresentam, em sua maioria, grau leve de gravidade e acontecem de acordo com as etapas da partida, havendo discreto predomínio nos 15 minutos finais. 

Dentre as contusões, a maior parte é causada por trauma, mas também podem ser ocasionadas por sobrecarga. As lesões por sobrecarga acontecem quando sobrecarregamos demais os músculos, podendo lesionar as fibras musculares, gerando rigidez e dor no local. 

Ainda segundo o estudo, André Pedrinelli cita que as contusões, os estiramentos e as entorses são as lesões mais frequentes encontradas na literatura. É ressaltado ainda que “Como a maior parte das lesões ocorre nos músculos da coxa e da perna, houve concordância com os resultados obtidos em outros estudos, já que apontaram também os músculos da coxa (principalmente os posteriores) como o principal local da lesão”.  

A gravidade das lesões pode ser classificada como: Grau I/Insignificante: não necessita afastamento; Grau II/Mínima: 1 a 3 dias de afastamento; Grau III/Leve: 4 a 7 dias; Grau IV/Moderada: entre 8 a 28 dias; Grau V/Grave: mais do que 28 dias de afastamento e Grau VI/Muito grave, com potencial de encerrar a carreira.  Essa classificação é baseada no Consenso da FIFA de 2005.

 

Entenda cada tipo de lesão: 

 

Contusões
As contusões são lesões causadas por trauma direto no corpo, sem que isso cause uma ferida na pele. É a lesão traumática mais frequente nas atividades esportivas. Geralmente não afeta ossos e ligamentos. Um tombo ou uma pancada podem desencadear uma contusão.

 

Contraturas musculares
A contratura muscular acontece quando um grupo de fibras musculares se contrai excessivamente e de forma não voluntária e não retorna ao seu estado normal de relaxamento.

 

Estiramentos
Os estiramentos acontecem quando o músculo é alongado além do seu limite. As fibras presentes nos músculos sofrem lesões causando dor e uma espécie de estalido. O estiramento é comum quando há falta de aquecimento e alongamento, mas o cansaço também pode contribuir.

 

Entorses
As entorses são lesões que afetam os ligamentos de uma articulação. As mais comuns no futebol afetam os joelhos e tornozelos. Eles podem ser definidos conforme o grau da lesão. As entorses geralmente estão relacionadas a um movimento brusco, normalmente de torção, que lesiona os ligamentos.

 

 

Prof. Dr. André Pedrinelli - formou-se em Medicina em 1984 pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). Foi neste mesmo ano, durante um estágio realizado na cidade de Colônia, na Alemanha no Institutfür Kreislaufforschungund Sportmedizin (Institute for Circulation Researchand Sports Medicine), que o interesse pela Ortopedia e Traumatologia em geral e pela Medicina do Esporte, surgiu e ele começou a dedicar-se integralmente a estas especialidades. Desde então, em 1985, como residente em Ortopedia e Traumatologia do Instituto de Ortopedia e Traumatologia, do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IOT-HC-FMUSP), Prof. Dr. André Pedrinelli teve a oportunidade de entrar em contato com as mais variadas afecções ortopédicas, desenvolver pesquisas clínicas e participar de atividades relacionadas às especialidades médicas. Logo no último ano de residência, em 1988, obteve o Título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). O interesse pelo Esporte sempre esteve presente em sua vida, mas foi em 1989, quando foi contratado como médico da equipe de futebol profissional da Sociedade Esportiva Palmeiras, que iniciou na Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo o curso de Especialidade em Medicina do Esporte. Depois disso, sua participação nas quadras ou nos campos sempre fez parte da sua vida profissional.

 

www.andrepedrinelli.com.br

 

Referência:

Estudo epidemiológico das lesões no futebol profissional durante a Copa América de 2011, Argentina; André Pedrinelli, Gilberto Amado Rodrigues da Cunha Filho, Edilson Schwansee Thiele e Osvaldo Pangrazio Kullak.

Confira o artigo na íntegra: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-36162013000200131&script=sci_arttext&tlng=pt


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados