Dirigir
com prudência e responsabilidade é o dever todo motorista ao assumir o volante
de um veículo. Para chamar a atenção dos condutores sobre a segurança no
trânsito, a CCR ViaOeste promoverá nesta final de semana duas ações educativas
no posto de serviço e restaurante A Quinta do Marquês, localizado no km 57 da
rodovia Castello Branco, sentido Capital, em São Roque. As ações acontecerão a
partir das 13 horas e integram o Programa de Redução de Acidentes, que tem
apoio da ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo).
No sábado (06/02), as equipes de segurança viária irão realizar abordagens com foco na orientação sobre o cinto de segurança. O alerta principal é para que todos os ocupantes do veículo, mesmo que estejam no banco traseiro, utilizem sempre o cinto de segurança durante a viagem. A regra também vale para pequenos deslocamentos nas cidades e as crianças devem ser acomodadas em acentos adequados à faixa etária.
Outra orientação importante dos profissionais da concessionária aos motoristas será a respeito de pena seca. Em 2020, foram registrados quase 3 mil atendimentos a veículos sem combustível no Sistema Castello-Raposo, no trecho administrado pela CCR ViaOeste, o que equivale a 250 ocorrências por mês. “Além de representar um risco para a segurança, pois o veículo parado próximo à rodovia pode se envolver em acidentes, a pane seca é uma infração de trânsito e o condutor pode ser multado e receber pontos em sua carteira de habilitação”, ressalta o coordenador de tráfego da concessionária, Alessandro Pereira.
No domingo (07/02), a concessionária alertará sobre dois fatores que podem causar graves acidentes nas rodovias: a ingestão de bebidas alcoólicas e o uso do celular ao dirigir. “São dois riscos reais para quem está conduzindo um veículo. O álcool prejudica os reflexos e deixa o motorista desorientado. Já o celular tem a capacidade de tirar o foco do trânsito e fazer com que a pessoa dirija como se estive com os olhos vendados ao responder mensagens e acessar conteúdo na internet”, enfatiza.
De acordo com estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) a prática de usar o celular ao volante multiplica por quatro os riscos de acidente. Esse estudo aponta que diminui os tempos de reação, principalmente de frenagem, mas também a reação aos sinais de trânsito, e dificulta que o motorista conduza o veículo na pista correta e mantenha a distância de segurança.
Quem for flagrado falando ao celular ou mesmo manuseando o aparelho enquanto está no trânsito estará cometendo infração gravíssima. O valor da multa é de R$ 293,47, além de acarretar a perda de sete pontos na CNH. Dirigir sob a influência de álcool também é uma infração de trânsito gravíssima com multa de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por 12 meses. Além disso, é um crime com pena de detenção de 6 meses a 3 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário