
Pixabay
Conhecer os principais detalhes sobre a bebida é o ponto de
partida para adentrar no universo dos vinhos, que é muito amplo e rico em
detalhes
Pode-se dizer que o vinho é uma das bebidas mais antigas do mundo e, consequentemente, uma das mais apreciadas também. Para os enófilos -- apaixonados pela bebida -- ampliar seus conhecimentos acerca do assunto é o ideal para realizar boas degustações e entender mais sobre cada especificação da bebida, desde sua origem, regiões de cultivo e tipos de vinhos e uvas existentes.
Quem tem interesse pelo tema, pode procurar por um curso de vinho em SP, que proporciona
aos participantes noções básicas e introdutórias sobre a bebida. Pensando em
facilitar esse contato inicial, selecionamos abaixo três dicas para te guiar no
universo dos vinhos:
1. Tipos de uvas utilizadas na produção da bebida
2. Classificação dos vinhos
Além dos tipos de uvas, é importante também saber as classificações dos vinhos. Eles podem ser tintos (produzidos a partir de uvas escuras e, geralmente, com coloração avermelhada ou roxa), brancos (produzidos a partir de uvas brancas ou escuras sem cascas e sua acidez elevada é sua principal característica) ou rosé, que é o intermediário dos brancos e tintos (produzidos com uvas escuras que liberam pouca coloração durante a fermentação).
Sua classificação pode variar de acordo com as uvas
utilizadas, teor alcoólico e teor de açúcar também. Saber distinguir os tipos
de vinhos contribui para escolher os melhores vinhos para degustar de acordo
com seu próprio paladar.
3. Degustação correta
Compreendendo os dois itens anteriores, é possível dar início a uma degustação de vinhos corretamente. “Degustar vinhos pode ser uma experiência rica e completa. Para isso, não basta apenas servir a bebida, existem alguns passos que tornam a experiência realmente única, proporcionando que os vinhos sejam apreciados em todas as etapas”, explica Eric Ferreira, fundador da Del Vino Wine Club, escola que organiza cursos de vinhos e confrarias.
Pense na ocasião para escolher o vinho com base nisso e analise se a bebida acompanhará algum prato específico ou petiscos. Ter essa visão antes da degustação é o ideal para harmonizar bem a bebida com a comida e também com a ocasião. Caso faça uma degustação com variedades de vinhos, crie uma ordem, optando sempre pelo vinho mais jovem ao mais velho, do mais seco ao mais doce e do branco ao tinto.
Além disso, utilize a taça ideal para cada tipo de vinho ou
uma taça versátil. E lembre-se: segure a taça pela haste e não encha por
completo, isso contribui para que nenhum fator externo interfira nos aspectos
visuais, nos sabores e aromas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário