Pesquisar no Blog

terça-feira, 17 de março de 2020

Como ser mais produtivo no home office?


Confira as recomendações para ser mais produtivo no trabalho em casa


Para impedir o alastramento rápido das infecções por coronavírus, e diminuir as chances de contágio, é recomendado evitar aglomerações. Com isso, muitas empresas passaram a liberar seus funcionários para fazer home office. Entretanto, muitos profissionais acabam diminuindo a sua produtividade por não saberem administrar o seu tempo e trabalho em casa. 

A mentora de produtividade Marcele Policarpo ensina como otimizar o tempo para produzir mais e melhor em casa. Vamos lá!


1- Troque de roupa: Muitas pessoas, por estarem em casa, acabam trabalhando de pijama. A troca da roupa é extremamente importante para que você entenda que acabou o momento sonolento e que, agora, é hora de começar o trabalho.


2- Determine horários para trabalhar e fazer intervalos: É comum essas duas questões se misturarem. O ambiente de casa pode ser bem desafiador por estar associado ao descanso e lazer. Então, é importante determinar o horário que irá iniciar o trabalho, fazer as refeições e finalizar o expediente.


3- Organize um lugar para trabalhar: Se você não tiver um escritório em casa, organize um lugar que tenha “cara de trabalho”. Isso ajudará os profissionais que são um pouco mais distraídos a não perderem o foco.


4- Planeje o seu dia: Coloque horário para cada tarefa, incluindo tarefas de casa. É através do planejamento que você conseguirá ganhar tempo e atuar de forma proativa. Quanto mais você planejar a sua vida, mais assertiva a sua produtividade será! 

Organize as tarefas do trabalho e também tarefas de casa e não confuda os afazeres. A confusão de horários pode afetar diretamente a qualidade de vida e, consequentemente, o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.


5- Utilize a regra 90/20: A cada 90 minutos de trabalho, faça uma pausa de 20 minutos e se dê essa recompensa! É importante que durante os 90 minutos você seja o mais produtivo possível. Não pare o que estiver fazendo para responder e-mails pessoais ou mensagens. Esse momento é para você ser produtivo de verdade! 

Agora, quando o despertador tocar, tire uma pausa. Esse é o momento para você tomar um café, mexer nas redes sociais, ler algumas páginas de algum livro. Isso será a recompensa! Quando o tempo acabar, retorne ao foco e produtividade. 


6- Seja monotarefa e não seja multitarefas: Pessoas que acreditam que conseguem fazer várias coisas ao mesmo tempo dividem o seu foco e não conseguem otimizar o seu tempo. Cientificamente foi demonstrado que não é possível fazer mais de uma atividade ao mesmo tempo. Você não é capaz de ter 100% de foco em duas atividades ao mesmo tempo. Você só conseguirá ter flashes da outra atividade e não foco total dela. As pessoas que querem fazer duas, três, quatro coisas ao mesmo tempo só terão resultados rasos de cada uma dessas atividades e não serão de fato produtivas. São essas pessoas que param no meio do caminho e se sentem frustradas por não conseguirem realizar seus objetivos. Tenha um foco em uma única tarefa por vez.


7- Não permita interrupções no seu dia a dia: Desative todas as notificações do seu celular e não permita ser interrompido. Imagina você fazendo um trabalho importante, escrevendo um e-mail e aí entra uma notificação, você se desconcentra completamente! A cada notificação que você recebe, você perde o foco e diminui a sua produtividade. Você sai de um nível intenso de concentração para um nível raso de concentração.


Importante! Se outras pessoas da sua família também estão em casa, é importante fazer acordos de horários para não ser interrompido. Caso você tenha filhos menores, estipule horários nos quais você participará das brincadeiras e horário que você precisará se concentrar para trabalhar. 

Além dessas orientações, é importante que você esteja atento aos sinais do seu corpo. Entenda quando você é produtivo e quando precisar dar uma pausa. Trabalhar em casa pode ser um desafio por você não entender o momento que deve iniciar e quando deve parar de trabalhar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados