Pesquisar no Blog

terça-feira, 12 de novembro de 2019

Como se preparar para conquistar uma das mais de cem mil vagas de emprego que serão abertas nesse final de ano



Final de ano chegando e, para cerca de 103 mil brasileiros, o Papai Noel trará uma vaga de emprego. Segundo pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) com a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), mais de cem mil novos postos de trabalho serão criados até dezembro em todo o Brasil.

Entre os empresários ouvidos pelo estudo, 48% pretende abrir mais vagas do que em 2018, enquanto 37% projetam abrir o mesmo número e apenas 9% pretende recuar. Um pouco mais que a maioria das vagas, 52%, será destinado à contratação de funcionários temporários. No entanto, de acordo com o SPC, quatro em cada dez empresários afirmaram na pesquisa que pretendem efetivar os contratados em suas equipes.

Para Cláudia Santana e Débora Rodrigues, especialistas em Comunicação do Canal O Que Falar (www.oquefalar.com.br) e mentoras do curso “Entrevista de Emprego Perfeita”, os desempregados não devem desperdiçar essas oportunidades que já começam a surgir. “Ainda que seja temporário, a experiência é uma oportunidade de mostrar à empresa as competências que o contratado possui. E uma vez lá dentro, ele pode avaliar também se tem afinidade com o cargo e com os valores da empresa”, afirma Cláudia.

Já Débora Rodrigues reforça que o contratado deve procurar conhecer outros setores da empresa, se colocando à disposição para contribuir e ajudar sempre que possível. “Conhecendo mais profundamente a empresa e as pessoas que atuam nela, é possível se colocar à disposição para outras vagas futuras”, explica.

Para quem está desempregado e não sabe ao certo por onde começar a procurar essas novas vagas, as especialistas mostram o caminho para encontrar a vaga de emprego ideal. Confira:


Atualize o seu currículo

Analise a trajetória até aqui e pense sobre as experiências e aprendizados mais relevantes, além dos seus pontos fortes. Dessa forma você saberá exatamente quais pontos deverá destacar em seu currículo.

Uma boa dica é mostrar o seu currículo para alguém de confiança e que o conheça mais profundamente. Peça para a pessoa avaliar e o CV te representa.

Não esqueça de revisar todas as normas gramaticais, formatação e tudo mais que cause uma boa primeira impressão.



Defina o seu alvo

Com o seu currículo pronto, será que já está na hora de distribuí-lo por aí? Ainda não!

Antes, é necessário pensar um pouco sobre o que você busca para o seu futuro profissional.

Faça uma lista com as características do que seria um emprego dos sonhos para você. Saber o que você deseja para sua vida profissional te ajuda a encontrar a empresa ideal.

Faça uma lista com as empresas que possuem as características que você busca. Provavelmente elas serão os alvos certos.



Ative seus contatos

Depois de estar com o currículo atualizado e com uma visualização melhor do seu objetivo profissional, chegou a hora de ativar os seus contatos.

Converse com amigos próximos, conhecidos, vizinhos, colegas de trabalho, escola, entre outros. Deixe bem claro para essas pessoas quais são os seus objetivos, o que procura, o motivo disso e tudo mais que você julgar relevante.

Sabemos que quem não é visto não é lembrado, por isso é bom falar com o máximo de gente possível, pois dessa forma você terá ainda mais chances de ser informado ou até mesmo indicado para a vaga que você tanto sonha.



Fique por dentro das oportunidades

Onde você costuma encontrar oportunidades de trabalho que te interessam?

Crie o hábito de consultar o máximo de fontes possíveis sobre oportunidades de trabalho, sejam elas em jornais ou nos próprios sites das empresas. O importante é estar antenado em todos os meios de comunicação, já que nem tudo sai online.

Lembre-se de cultivar os bons contatos profissionais, pois dessa forma, você terá ainda mais chances de ficar sabendo sobre as vagas que tem o seu perfil.



Esteja preparado

Esteja preparado para encarar a tão esperada entrevista de emprego.

Muito gente não tem a oportunidade nem de chegar até ela, por isso, saiba que se você chegou à entrevista, é porque o seu perfil interessa para a empresa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados