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sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Ano Novo, Emprego Novo: como conquistar um trabalho através das redes sociais


Nas mídias sociais profissionais, perfil estruturado atrai recrutadores e oportunidades


Para muita gente – mais especificamente 12,5 milhões de pessoas –, 2019 não foi um ano nada próspero em termos profissionais. Esse é o número de pessoas atingidas pelo desemprego, segundo a última divulgação do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) sobre a questão.

Se antes a busca por um emprego consistia em bater porta a porta de empresas com a pastinha de currículos embaixo do braço, hoje se apresentar à uma oportunidade está à apenas um clique, através das redes sociais profissionais. Nelas, estão milhões de empresas, recrutadores e, consequentemente, de oportunidades à espera do perfil que melhor se encaixe às vagas disponíveis.

Para começar o ano com o almejado dinheiro no bolso proporcionado pelo trabalho, a especialista em Marketing Digital e Empreendedorismo, Liliam Leal, fala que o primeiro passo para se destacar é otimizando a estrutura do perfil – o cartão de visitas na rede. “O perfil não é seu currículo, mas sim uma poderosa ferramenta de marketing pessoal e de apresentação. Você pode usá-lo de forma criativa para conectar pessoas, contar histórias e conquistar resultados”, fala.

Para começar, nome completo e foto que passe seriedade. “Fotos descontraídas, de passeios, cabem para outras redes sociais, não as profissionais”, salienta Liliam.

Ao preencher os campos disponíveis para suas informações, seja o mais completo possível e foque em palavras chaves relacionadas à sua área de atuação. “Assim, quando recrutadores buscarem por aqueles termos, seu perfil aparecerá entre os primeiros resultados”, explica Liliam.

Nessas redes sociais, os amigos são chamados de “conexões”. Escolha conectar-se-com pessoas e empresas que estejam dentro da sua área de interesse para que o networking possa ter êxito.

Veja outras dicas dadas pela especialista para potencializar sua rede social profissional:


Publique conteúdo relevante: Evite “memes”, frases de “bom dia”, “boa noite” e conteúdo viral em exagero. Antes de compartilhar qualquer conteúdo, seja seu ou de outra página, reflita se será algo que irá agregar na rede.

Tendo bons textos postados, aumentam as chances de que eles sejam compartilhados, o que elevam também sua visibilidade e credibilidade.


Escreva artigos: Artigos com temas que estejam dentro de sua área de atuação funcionam como uma eficaz ferramenta de networking que o ajudará a ganhar credibilidade, além de potencializar sua audiência para outros usuários da rede.

Para escrever um artigo atraente ao público, utilize de empatia e pesquise assuntos que suas conexões tenham interesse; faça publicações frequentes (ao menos, uma vez por semana), afinal, quem não é visto não é lembrado; e compartilhe o link da sua publicação  em outras redes sociais para atrair ainda mais usuários ao seu perfil.


Maximize sua rede com vídeos: Há previsões que até 2020, do uso do celular seja com consumo de conteúdo em vídeo. Boas formas de utilizar esse recurso é compartilhando dicas profissionais para as suas conexões, ou trazendo ao debate temas relativos à área, com base em notícias, pesquisas e chamando seus usuários a interagirem, trazendo suas análises sobre o assunto em questão.


Recomendações: Elas são como as referências que as empresas muitas vezes solicitavam aos lugares onde o candidato à vaga já tinha trabalhado. Nas redes sociais profissionais, as recomendações vêm de pessoas com as quais você já trabalhou. Para tê-las, você pode solicitar à colegas que já trabalharam com você que deixem uma recomendação no seu perfil e/ou recomendar as habilidades dele, o que gera reciprocidade na rede.


Participe de grupos relacionados à sua área: Grupos são uma excelente forma de criar visibilidade, com participação ativa e relevante. Ao interagir nos grupos, você se faz conhecido, atraindo mais visitantes e seguidores ao seu perfil.





Liliam Leal -  pós-graduada em Consultoria e Tecnologia Web e especialista em Empreendedorismo pela LDS Business College. A profissional atua com cursos e consultorias para alavancar resultados nas mídias sociais, com foco em Visibilidade e Vendas, e ministra palestras com foco em Marketing Digital e Mídias Sociais.


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