Nas
mídias sociais profissionais, perfil estruturado atrai recrutadores e
oportunidades
Para muita gente – mais especificamente
12,5 milhões de pessoas –, 2019 não foi um ano nada próspero em termos
profissionais. Esse é o número de pessoas atingidas pelo desemprego, segundo a
última divulgação do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)
sobre a questão.
Se antes a busca por um emprego
consistia em bater porta a porta de empresas com a pastinha de currículos
embaixo do braço, hoje se apresentar à uma oportunidade está à apenas um
clique, através das redes sociais profissionais. Nelas, estão milhões de
empresas, recrutadores e, consequentemente, de oportunidades à espera do perfil
que melhor se encaixe às vagas disponíveis.
Para começar o ano com o almejado
dinheiro no bolso proporcionado pelo trabalho, a especialista em Marketing
Digital e Empreendedorismo, Liliam Leal, fala que o primeiro passo para se
destacar é otimizando a estrutura do perfil – o cartão de visitas na rede. “O
perfil não é seu currículo, mas sim uma poderosa ferramenta de marketing
pessoal e de apresentação. Você pode usá-lo de forma criativa para conectar
pessoas, contar histórias e conquistar resultados”, fala.
Para começar, nome completo e foto que
passe seriedade. “Fotos descontraídas, de passeios, cabem para outras redes
sociais, não as profissionais”, salienta Liliam.
Ao preencher os campos disponíveis para
suas informações, seja o mais completo possível e foque em palavras chaves
relacionadas à sua área de atuação. “Assim, quando recrutadores buscarem por
aqueles termos, seu perfil aparecerá entre os primeiros resultados”, explica
Liliam.
Nessas redes sociais, os amigos são
chamados de “conexões”. Escolha conectar-se-com pessoas e empresas que estejam
dentro da sua área de interesse para que o networking possa ter êxito.
Veja outras dicas dadas pela
especialista para potencializar sua rede social profissional:
Publique conteúdo
relevante: Evite “memes”, frases de “bom dia”,
“boa noite” e conteúdo viral em exagero. Antes de compartilhar qualquer
conteúdo, seja seu ou de outra página, reflita se será algo que irá agregar na
rede.
Tendo bons textos postados, aumentam as
chances de que eles sejam compartilhados, o que elevam também sua visibilidade
e credibilidade.
Escreva artigos: Artigos com temas que estejam dentro de sua área de atuação
funcionam como uma eficaz ferramenta de networking que o ajudará a ganhar
credibilidade, além de potencializar sua audiência para outros usuários da
rede.
Para escrever um artigo atraente ao
público, utilize de empatia e pesquise assuntos que suas conexões tenham
interesse; faça publicações frequentes (ao menos, uma vez por semana), afinal,
quem não é visto não é lembrado; e compartilhe o link da sua publicação
em outras redes sociais para atrair ainda mais usuários ao seu perfil.
Maximize sua rede
com vídeos: Há previsões que até 2020, ⅔ do uso do celular seja com consumo de conteúdo em vídeo. Boas formas de utilizar esse
recurso é compartilhando dicas profissionais para as suas conexões, ou trazendo
ao debate temas relativos à área, com base em notícias, pesquisas e chamando
seus usuários a interagirem, trazendo suas análises sobre o assunto em questão.
Recomendações: Elas são como as referências que as empresas muitas vezes
solicitavam aos lugares onde o candidato à vaga já tinha trabalhado. Nas redes
sociais profissionais, as recomendações vêm de pessoas com as quais você já
trabalhou. Para tê-las, você pode solicitar à colegas que já trabalharam com
você que deixem uma recomendação no seu perfil e/ou recomendar as habilidades
dele, o que gera reciprocidade na rede.
Participe de
grupos relacionados à sua área:
Grupos são uma excelente forma de criar visibilidade, com participação ativa e
relevante. Ao interagir nos grupos, você se faz conhecido, atraindo mais
visitantes e seguidores ao seu perfil.
Liliam Leal - pós-graduada em Consultoria e Tecnologia Web e
especialista em Empreendedorismo pela LDS Business College. A profissional atua
com cursos e consultorias para alavancar resultados nas mídias sociais, com
foco em Visibilidade e Vendas, e ministra palestras com foco em Marketing
Digital e Mídias Sociais.
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