Pesquisar no Blog

quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Como cuidar da saúde durante as festas de fim de ano


Os excessos na alimentação podem causar problemas de saúde e os portadores de doenças crônicas devem redobrar a atenção nesse período


As festas de Natal e Ano Novo são repletas de saborosos pratos salgados e sobremesas irresistíveis que, muitas vezes, aparecem somente nesta época do ano e, com isso, abrem caminhos para os exageros na alimentação. Com isso, a ingestão de carboidratos e açúcares excedem o recomendável.

Para a professora de Enfermagem da Anhanguera - Pirituba, Luciene Rodrigues Barbosa, exagerar nos alimentos, principalmente aqueles ricos em gordura e açúcares é uma realidade nesse período. "O consumo excessivo pode levar a desconfortos relacionados a má digestão, como refluxo, náuseas e dores abdominais. Para os portadores de doenças crônicas como a diabetes e a hipertensão, o cuidado deve ser dobrado", alerta.

Outro fator que requer atenção, é o consumo de bebidas alcoólicas, que, se consumida em excesso, pode levar a embriaguez, coma alcoólico ou, até mesmo, problemas graves no fígado. Segundo Alessandra Esquivel, docente de Enfermagem da instituição, a dica é revezar as bebidas com a ingestão de água ou suco.

Além dos cuidados relacionados com a alimentação, outro item que merece cuidado é a qualidade do sono. "Com tantas comemorações é frequente dormirmos menos horas do que o habitual, o que pode ocasionar um déficit de concentração e, até mesmo, a queda de imunidade. Procure se programar para dormir o suficiente e estar descansado para as comemorações", finaliza a Alessandra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados