PRNewswire/ A consultoria
McKinsey indica que cinco elementos são fundamentais para o sucesso da transformação
digital das empresas: ter os líderes certos e com experiência digital, efetuar
a construção de capacidades para a força de trabalho do futuro, capacitar as
pessoas a trabalharem de novas maneiras, dar às ferramentas diárias vitais para
uma atualização digital e comunicar-se frequentemente por meio de métodos
tradicionais e digitais.
Você deve pensar que são elementos
triviais e até óbvios, mas muitas companhias falham na transformação digital.
Um estudo da Bain revela que profissionais em todo mundo enfrentam uma
realidade amarga: apenas 5% deles alcançam ou excederam as expectativas de
transformação. Ainda há muito trabalho pela frente.
Pode-se dizer que a área de
Comunicação chegou atrasada no processo de transformação digital. Somente agora
talentos do setor começam a usar ferramental tecnológico para apoiar seu
trabalho e a mudar a mentalidade em prol de uma transformação bem-sucedida.
Métricas e soluções como
inteligência artificial (AI) e aprendizado de máquina (machine learning)
passam a ser grandes aliadas do departamento em prol de resultados efetivos de
negócios, estratégia que há tempos pautam o Marketing e outros setores.
Assim, se você, profissional de
comunicação, quiser se dar bem nessa nova era, precisa se preparar e não é para
o futuro. É para ontem! Separei 4 dicas para você chegar lá. Vamos nessa?
1. Mude sua
mentalidade já
A resistência é o grande perigo de
qualquer mudança. Segundo a McKinsey, uma boa prática nesse sentido é entender
por que mudanças são importantes e como elas impactam no sucesso e no futuro da
organização. Essa mentalidade, de acordo com a consultoria, aumenta em até três
vezes a chance de uma transformação digital de sucesso. Que tal, então, se
abrir para o novo, pensar nas novas possibilidades que a transformação digital
pode trazer para sua empresa e sua carreira?
2. Invista nas
ferramentas tecnológicas adequadas
Métricas e inteligência artificial
precisam ser seus melhores amigos a partir de agora. Sua área precisa definir
métricas que sejam chave para o departamento e que, essencialmente, tenha um
impacto em todo o negócio. Qual métrica você busca na área? Que tal apostar na
automação e na inteligência artificial para ajudar a mapear essas métricas?
Depois, torne as informações acessíveis para toda a organização, o que mais do
que duplica a probabilidade de uma transformação bem-sucedida.
3. Veja os
dados com outros olhos
O principal ativo da nova era da
comunicação são os dados. O comportamento da mídia dos clientes nos canais digitais
revela muito sobre isso. Para alavancar esses dados, no entanto, as empresas
não precisam apenas de tecnologias. Também devem criar as condições
organizacionais necessárias para poder fazer pleno uso da capacidade de
desempenho oferecida pela tecnologia.
4. Pense nos
processos
Pensar em processos significa
capturar o máximo de dados possível sem depender de talentos específicos. E
aqui entra mais uma vez a automação. Essa abordagem do processo facilitará a
rotina e ajudará o time a focar no que realmente importa: na estratégia de
comunicação.
Thais Antoniolli - Presidente da PR Newswire
América Latina
FONTE PR
Newswire América Latina
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