Pesquisar no Blog

sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Mudança de Carreira: Saiba como se preparar para novos desafios


Especialista em Desenvolvimento Humano explica os motivos que levam os profissionais às transições de carreira e mostra que mudanças de ciclo são cada vez mais frequentes


Todos os dias, milhares de profissionais passam por este dilema quanto à carreira: Me decepcionei com a minha área; ainda não sei se essa carreira é para mim; quero abrir uma franquia, mas não em qual seguimento; virei mãe, e agora? São diversas problemáticas que podem se tornar um turbilhão e atrapalhar a profissão atual, o que normalmente é muito comum em alguns períodos da vida. A palestrante e especialista em desenvolvimento humano, Rebeca Toyama alerta sobre fases mais propensas que nos colocam à prova em relação às conquistas pessoais e mostra caminhos alternativos para se redescobrir em 2020. 

Diante do número de novos empreendedores que vem crescendo ano a ano no Brasil, 61,8% relatam que abriram o próprio negócio por verem novas oportunidades de mercado. A transição de carreira é mais comum do que muitos imaginam e está atrelada a percepção pessoal sobre uma determinada profissão, suas decepções pessoais e perspectivas futuras.

Em uma pesquisa realizada pelo LinkedIn com parceria pela empresa Brands2Life para entender o motivo que a maioria dos profissionais perdem oportunidades de empregos, a razão foi clara: eles têm medo de que o emprego novo seja pior que o atual, além de um outro fator que é a insegurança. A pesquisa aponta também que 26% dos entrevistados consideram que seria essencial um mentor para se espelhar na carreira e assim ajudar na decisão de mudar de cargo ou área, além de 22% gostariam de ter contato com profissionais com um cargo semelhante para saber a realidade da atividade pretendida.

A dica para quem está passando por essa fase é se relacionar com profissionais hábeis que possam ampliar sua visão e seu networking. Ter um mentor como guia para ajudar na hora de replanejar a carreira é algo que pode aumentar as chances de sucesso, além de ser um elemento principal quando for buscar uma inspiração.

Com as relações profissionais cada vez mais voláteis, é comum encontrar profissionais que atuam em duas áreas ou até mais, e vale lembrar que existem períodos na vida que estamos mais propensos a passar por dúvidas. A especialista Rebeca Toyama, alerta sobre os ciclos mais comuns e o que cada fase da vida vem trazer.

“Para entendermos como funciona cada fase, podemos usar como base a antroposofia. Aos 28 anos, vem o desconforto junto ao questionamento sobre o seu papel no mundo; aos 35 anos, podemos observar a cobrança sobre a vocação profissional; em seguida, aos 42 anos, podem surgir dúvidas sobre qual legado você está deixando. ”, explica a especialista.

A mudança de carreira está se tornando um movimento cada vez mais natural, pois os profissionais estão buscando novos desafios, maior estabilidade, conforto financeiro e mais satisfação. Podemos ver dentro do cenário da maternidade a busca por ter um negócio próprio a fim de conseguir manter contato direto com seu filho recém-nascido.

“Empreender costuma ser um bom caminho para as mães que optam por estar mais perto de seus filhos, mas independente da escolha: maturidade, equilíbrio, clareza da relevância de seus papéis e saber o limite de cada um deles, são características que precisarão ser desenvolvidas. Existem diversas possibilidades, mas todas demandarão organização e planejamento.”, ressalta, Rebeca Toyama.

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, os profissionais precisam estar atualizados e a necessidade em se readaptar em outra área pode acontecer. Não existe uma fórmula certeira para se redescobrir, mas o melhor método a seguir é respeitar seus valores, além de ter consciência dos seus talentos.

“É necessário honrar suas experiências e valorizar seu conhecimento. O pior caminho é jogar tudo para cima e começar de novo, ignorando toda sua trajetória”, finaliza, Rebeca Toyama.

A expert preparou 5 dicas para organizar o seu planejamento de carreira de forma mais eficiente:

1- Procure identificar oportunidades nas quais seus conhecimentos e experiências sejam valorizados;

2- Considere que sua carreira passará por várias mudanças além da atual;

3- Não deixe que os modismos te afastem de seu propósito;

4- Humanize sua atuação profissional para não ser trocado por um robô;

5- Analise as possibilidades de forma consciente, na emoção nem sempre fazemos boas escolhas. Lembre-se que qualquer opção trará ônus e bônus.
 





Rebeca Toyama - palestrante especialista em planejamento de carreira e educação financeira. Fundadora da Academia de Coaching Integrativo, coordenadora do Programa de Mentoring associada a Planejar (Associação Brasileira de Profissionais Financeiros) e fez parte da Comissão de Recursos Humanos do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa). Colunista do blog Positive-se, colaboradora do livro Coaching Aceleração de Resultados, Coaching para Executivos. Integra o corpo docente da pós-graduação da ALUBRAT (Associação Luso-Brasileira de Transpessoal) e Instituto Filantropia. Coach com certificação internacional em Positive Psychology Coaching e nacional em Coaching Ontológico e Personal Coaching com o Jogo da Transformação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados