Pesquisar no Blog

sábado, 30 de novembro de 2019

Natal: especialista dá dicas de segurança para a época


Engenheira de segurança fala sobre os riscos presentes na decoração e cuidados necessários para evitar acidentes

Enfeites luminosos, pisca-piscas, velas, presépios, fogos de artifício e a famosa árvore são os principais itens presentes na maioria dos lares no final do ano, quando famílias se reúnem para comemorar o Natal e a virada do ano. Para não atrapalhar o clima natalino, a engenheira de segurança do trabalho, Marcia Ramazzini, preparou algumas dicas simples e valiosas que podem evitar graves acidentes e danos à saúde.

O Brasil não possui estatísticas sobre ocorrências com artigos de Natal, mas segundo a especialista, fica evidente que as crianças são as mais afetadas, pois, são naturalmente atraídas pela luz, brilho e encanto dos enfeites, que geralmente são de cerâmica ou porcelana e devem ficar fora do alcance dos pequenos. Assim como as peças do presépio, que além de serem feitas do material citado são muito pequenas e podem ser ingeridas pelas crianças menores de 3 anos de idade causando um engasgamento ou sufocamento.

Os sprays que simulam a neve e causam lindos efeitos especiais são inflamáveis e trazem grandes riscos, portanto, devem ser evitados. “A atenção com as crianças deve ser redobrada nesta época. Cuidado com os enfeites em formato de doce, converse com as crianças sobre o perigo das lâmpadas e mantenha fogos de artifícios fora do alcance dos pequenos”, alerta Marcia.

Ainda sobre isso, Marcia ressalta que os pais não devem incentivar o uso de bombinhas e estalinhos. “Fogos de artifício, não importa, se pequena ou grande dimensão, devem ser soltos longe das crianças. Todo o cuidado é pouco! Prevenir é essencial e pequenas atitudes podem salvar vidas”, diz a especialista.


Dicas especiais
“Reservei algumas dicas simples e conhecidas por todos, porém vale relembrar que os riscos estão presentes e que os acidentes acontecem quando menos se espera. Com prevenção e atitudes corretas, o Natal e Ano Novo serão momentos de confraternização, alegria e felicidade com boas recordações”, ressalta a engenheira.  

Árvores de Natal
Devem ser posicionadas em locais adequados sem obstruir portas, janelas e passagem. A engenheira aconselha não colocar fios de luz (pisca-pisca), pois a árvore pode ficar energizada e causar choque. Ela deve ser instalada longe dos materiais de fácil combustão como, por exemplo, papel, papelão e isopor. 


Velas decorativas
As velas devem ser colocadas em local visível. Nunca deixá-las acesas quando houver crianças ou animais de estimação sem supervisão de um adulto. É necessário apagá-las antes de dormir ou ao sair de casa.  


Fogos de artifício
Os fogos de artifício devem ser adquiridos em lojas autorizadas. É necessário verificar a validade e rótulo de segurança. Ao acender o artefato, não segure diretamente com as mãos, procure um suporte adequado. “Não guarde artefatos no bolso. Muito cuidado com o efeito retardado, pois os fogos podem falhar e tempos depois estourar”, ressalta a especialista.
Fogos de artifício podem causar graves queimaduras nos olhos, mãos, problemas auditivos e perda de membros. Segundo a engenheira, as estatísticas revelam que ocorrência com esses objetos registram 23,8% de acidentados com até 18 anos de idade; 45,2% faixa etária de 19 a 58 anos e 28,8% em pessoas acima de 60 anos. 


Enfeites luminosos
- Chamar um profissional qualificado para efetuar as instalações.
- Comprar itens com selo do INMETRO, pois seguem todas as normas, possuem padrão de qualidade e são mais seguros.
- Ao adquirir os fios de lâmpada, observe a potência. Quanto maior a potência, maior será o consumo de energia elétrica.
- Prefira lâmpadas tipo led. Elas são mais econômicas, não esquentam e são mais brilhantes.
- Não usar adaptadores ou multiplicadores conhecidos como T ou benjamins. Esses itens provocam sobrecarga, podem causar choque elétrico e incêndio.
- Não instalar enfeites elétricos próximo a piscinas e locais alagados.
- Enfeites luminosos externos devem ser bem fixados. Não fixar em paredes com fitas adesivas.
- Instalações elétricas não devem ficar expostas a chuva, principalmente os pontos de conexão.
- É necessário desligar todas as luzes ao dormir, pois, pode ocorrer curto circuito seguido de incêndio.
- Enfeites em fachadas de prédio devem ser dimensionados e instalados por um profissional qualificado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados