Pesquisar no Blog

sábado, 30 de novembro de 2019

Dezembro Vermelho: ABIA reedita slogan “Silêncio = Morte” e realiza campanha em defesa dos direitos das pessoas que vivem com HIV/AIDS


Em comemoração ao Dia Mundial de Luta contra a AIDS, celebrado em 1º de dezembro, a Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (ABIA) preparou uma série de ações para dar visibilidade ao tema do HIV e da AIDS no país. Uma das atividades de destaque será a reedição do cartaz que contém a Declaração dos Direitos Fundamentais da Pessoa Portadora do Vírus da AIDS no Brasil que, em 2019, completou 30 anos.

O documento foi elaborado em 1989 por ativistas na ocasião do 2º Encontro Nacional de Organizações, Redes e Movimentos que Lutam Contra a AIDS (ENONG), que aconteceu em Porto Alegre. A instituição planeja fazer a reimpressão e distribuir o cartaz em várias partes do país. A Declaração dos Direitos Fundamentais da Pessoa Portadora do Vírus da AIDS também será reproduzida numa campanha virtual nas redes sociais da ABIA que começa no Dia Mundial de Luta Contra a AIDS.
“Queremos resgatar este marco dos direitos das pessoas que vivem com HIV/AIDS já que, após 30 anos, a maioria desses direitos continua sendo desrespeitada e nestes tempos de ataques e retrocessos, também estão sob ameaça”, afirmou Richard Parker, diretor-presidente da ABIA. A campanha virtual em relação aos 30 anos da declaração dos direitos das pessoas que vivem com HIV e AIDS será mantida ao longo do mês de dezembro.
A instituição também fará o lançamento do adesivo com o slogan Silencio = Morte, que fez parte de uma campanha internacional nos anos 1980 para denunciar a discriminação, o estigma e o preconceito em relação às pessoas que vivem com HIV e AIDS e outras formas de silenciamento que resultavam em morte. “Estamos hoje diante de tantos retrocessos que tem surgido novas e velhas práticas de silenciamento como o recente silêncio sobre a sexualidade e as políticas comunitárias. Por isso relançamos este slogan como forma de denúncia”, afirmou Veriano Terto Jr., vice-presidente da ABIA. O adesivo será distribuído em diversas partes do país.
Outra ação que integra a agenda da ABIA no Dezembro Vermelho é o “Prêmio Reconhecimento: Promoção em Saúde e prevenções populares do HIV e da AIDS”, organizado pelo Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens. A 4ª edição da premiação será realizada a partir das 19h no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB-RJ). O objetivo é reconhecer as ações de jovens e adultos, ativistas ou não, que se destacaram ao longo do ano em ações pautadas no combate à epidemia do HIV e da AIDS e em defesa dos direitos das populações vulnerabilizadas e também na prevenção.
Na ocasião, a instituição irá lançar o Boletim ABIA Nº 65 sobre Sexo Seguro no Século XXI. Esta edição foi elaborada pelo Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direito entre Jovens que conta as experiências para a concepção e produção dos guias do sexo mais seguro lançados recentemente.

Na rua
A ABIA também se unirá a diversas instituições parceiras e marcará presença nas atividades relacionadas ao Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. Nesta última semana de novembro, por exemplo, a instituição participa da comemoração de 30 anos do Grupo Pela Vidda RJ. Fundado em 1989 pelo ativista e escritor Herbert Daniel, o Grupo Pela Vidda surgiu dentro da ABIA e, desde então, tem um longo histórico de parceria com a instituição. As comemorações das três décadas do grupo acontecem de dia 29/11 a 01/12 e será realizado na Lapa.  No dia 1º de dezembro, os participantes realizam um ato de rua para marcar o Dia Mundial de Luta contra a AIDS no Centro.
Outra atividade que a ABIA estará presente será o 17º Seminário da ReduSaids, que traz como tema “Dimensões Sociais do Cuidado nas IST/AIDS/HV em Tempos de Prevenção Biomédica” que acontece no dia 5/12 na Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (UFF). Na ocasião, Juan Carlos Raxach, coordenador da área dee promoção da saúde e prevenção da ABIA, realiza a palestra de abertura. O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Saúde de Niterói.
Em parceria com o Fórum ONG/AIDS do Rio de Janeiro, o Projeto OSC LEGAL e o Fórum Tuberculose-RJ, a ABIA promoverá uma roda de conversa sobre o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC) e a  Promoção da Saúde. A atividade acontece no dia 9/12, na sede da ABIA.
A instituição também marcará presença no dia 12/12, na atividade da Rede de Atenção Psicossocial, em Campo dos Goytacazes (RJ), para profissionais de saúde da rede municipal sobre desinstitucionalização da sexualidade. Na ocasião, Salvador Correa, coordenador da área de capacitação e treinamento da ABIA será um dos palestrantes convidados. Correa também representará a ABIA no cine-debate sobre o filme “Tente entender o que tento Dizer”, que aborda a temática do HIV/AIDS. A atividade é organizada pelo Instituo Federal Fluminense e também acontecerá em Campos dos Goytacazes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados