Pesquisar no Blog

sábado, 30 de novembro de 2019

Férias: veja como garantir a segurança das crianças nesse período


Férias de final de ano são o momento para se divertir e relaxar com a família. E quem tem criança em casa sabe que os pequenos querem sempre aproveitar ao máximo esse período. É nessa hora que nós - adultos - temos que redobrar a atenção para não deixar nada tirar a alegria dessa época.

Os acidentes são a principal causa de morte de crianças e adolescentes de um a 14 anos no Brasil. Todos os dias, 10 crianças perdem a vida e mais de 300 são internadas por motivos acidentais no país. Porém, 90% de todos esses casos poderiam ser evitados com medidas simples de prevenção.

Confira, a seguir, algumas dicas que a Criança Segura preparou especialmente para ajudar pais, responsáveis e familiares a garantirem a segurança da garotada nesse período.


1. Para viajar ou passear de carro, use sempre a cadeirinha

Não importa se a viagem ou o passeio é longo ou curto, os dispositivos de retenção veicular infantil (bebê conforto, cadeirinha e assento de elevação) são itens indispensáveis para a segurança das crianças no carro. O uso correto desses equipamentos evitam em até 71% a morte de meninas e meninos em caso de colisão. 

Por isso, seja no carro dos pais, dos tios ou dos avós, nunca deixe de utilizar a cadeirinha certa para a idade, peso e altura da criança que será transporta. Essa atitude salva vidas.


2. Realize uma operação “pente fino” em sua casa ou no local onde for se hospedar

Seja onde for que você e sua família passarão as férias - em sua própria casa, na de um familiar ou até mesmo em um hotel: é bastante recomendado que os responsáveis pela criança realizem uma verificação das condições de segurança do local antes de permitir que os pequenos brinquem livremente pelo ambiente. 

Sabemos que, provavelmente, a sua casa já esteja equipada e preparada para garantir a segurança das crianças que vivem nelas. Mas, como nas férias meninas e meninos terão mais tempo livre e possuem grande curiosidade e imaginação, fazer uma operação “pente fino” em cada cômodo pode evitar que muitos acidentes aconteçam. Certifique-se que não haja nenhum produto ou objeto perigoso ao alcance dos pequenos. Caso encontre algo que represente um risco, guarde-o em local fora do alcance das crianças.

Se você for passar uma temporada na casa de familiares, amigos ou mesmo em um hotel, redobre sua atenção em relação à garotada. Isso porque muitas vezes esses lugares podem não ter os ambientes preparados para evitar acidentes com as crianças. Realize uma inspeção em cada cômodo no qual a criança terá acesso e atente-se principalmente aos produtos de limpeza, higiene e medicamentos. Observe, também, se as janelas e sacadas possuem redes ou grades de proteção. Caso contrário, certifique-se que elas possam ser trancadas ou avalie uma forma de impedir o acesso das crianças nesses locais.


3. Faça uma inspeção em todos os brinquedos das crianças

Separe um tempo para olhar todos os brinquedos das crianças à procura de danos que podem causar algum tipo de machucado ou acidente enquanto a criança brinca. Observe se alguma parte pequena está prestes a se soltar, se existem partes quebradas com pontas afiadas ou arestas etc. Caso encontre algum problema, conserte o brinquedo imediatamente ou mantenha-o fora do alcance da criança até que ele esteja seguro para ser utilizado.


4. Atenção ao empinar pipa

Soltar pipa é muito divertido, mas é importante sempre lembrar que essa brincadeira deve ser realizada em lugares abertos, como parques e praças, que fiquem longe da fiação elétrica, para evitar que a criança corra o risco de levar um choque.

Além disso, é importante frisar que o uso de cerol é crime e não deve nunca ser utilizado, em hipótese nenhuma.


5. Para andar de patins, bicicleta ou skate, não se esqueça dos equipamentos de segurança

Se as crianças forem aproveitar os dias de folga para andar de bicicleta, skate ou patins, lembre-se sempre de protegê-las com capacete, cotoveleiras e joelheiras. Esses equipamentos ajudam a evitar lesões graves, como traumatismo craniano, em caso de queda.

Certifique-se, ainda, que esses brinquedos serão usados em ambientes seguros, longe de escadas ou piscinas, por exemplo. O ideal é que essas atividades sejam realizadas em um parque, longe do trânsito.


6. Atenção a parquinhos, brinquedotecas e outras atividades lúdicas

Aproveitar os dias de descanso para levar as crianças para realizarem atividades diferentes do que elas estão acostumadas é um excelente programa para as férias. Por isso, frequentar parquinhos e outros locais que oferecem espaços de brincadeiras para as crianças é uma ótima pedida.

Mas, antes de permitir que os pequenos brinquem livremente nesses locais, verifique as condições de segurança de brinquedos. Veja se não há peças ou parafusos soltos, se os brinquedos estão livre de ferrugem, se não há farpas ou hastes pontiagudas soltas, etc.

Caso a  criança vá realizar uma atividade que requer a utilização de equipamentos de segurança, informe-se sobre a validade dos equipamentos e verifique as condições de conservação. Também procure saber se há monitores  para cuidar das crianças no ambiente. Dessa forma você pode evitar que acidentes aconteçam.


7. Na piscina ou na praia: supervisão constante

Para garantir a segurança de meninas e meninos na piscina, praia ou rio, a supervisão constante e completamente atenta de um adulto é essencial. Além disso, o equipamento de segurança mais indicado é o colete salva-vidas. Boias infláveis e outros objetos passam uma falsa sensação de segurança, pois elas podem furar, virar com a criança ou não estabilizar adequadamente a cabeça e o tronco dos pequenos fora d’água.

Se estiver em um ambiente público, verifique se há salva-vidas no local e siga sempre as recomendações desse profissional.

Com esses cuidados, temos certeza que a diversão será garantida para você e toda sua família. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados