Divulgação
Especialistas
ressaltam pontos que devem ser considerados na hora de decidir onde matricular
os pequenos
A formação escolar é, sem dúvida, uma das maiores
preocupações de pais e responsáveis quando se trata do futuro dos seus
pequenos. Além dos valores que os guiarão, com quem irão se relacionar e como
vão interagir em sala de aula são pontos que, na hora de buscar uma instituição
de ensino, devem ser muito bem analisados para estar alinhados com as expectativas
de seus responsáveis.
Encontrar a escola ideal pode levar algum tempo, já
que a decisão vai envolver aspectos emocionais e de identificação com a
proposta. O diretor acadêmico da Maple Bear Canadian School, Peter Visser,
sugere que a pesquisa seja feita com a máxima antecedência. Além disso é
preciso considerar pelo menos três opções, tendo em vista possíveis
dificuldades com a matrícula. O tempo de procura e dedicação a esse processo
deve ser de um ano, uma vez que algumas escolas têm uma procura acima do número
de vagas que oferece. Outros pontos são relevantes e merecem atenção especial
durante as visitas.
Metodologia
O aspecto pedagógico deve ser o principal fator a
ser considerado na hora de matricular os filhos. “É importante investigar como
é a metodologia e quais são os valores da instituição. As escolas precisam ter
o foco em estimular a investigação das crianças, fazer com que despertem a
curiosidade e a paixão por aprender. Para isso, a escola tem que permitir que o
aluno faça descobertas, não tenha medo de arriscar uma resposta, aprenda com o
erro, tenha autonomia e assuma responsabilidades”, ressalta Visser.
A prática pedagógica deve, acima de tudo, estar
alinhada com a proposta de educação da família, assim como ser o principal foco
de atenção nessa etapa da escolha. Outros fatores, como a localização,
proximidade com o lar e a carga horária oferecida também podem influenciar na
escolha.
Espaço físico
A oferta de espaços multidisciplinares, como uma
quadra poliesportiva, laboratórios, áreas externas e internas de lazer é também
um aspecto a ser considerado. Vale ficar atento à organização, bem como se as
salas de aula e espaços comuns. O número de alunos por sala de aula também
merece atenção.
É importante ressaltar que, embora a criança até
possa acompanhar os pais durante as visitas, quanto menor a idade, menos capaz
será de discernir pontos relevantes a serem identificados. “Eles estarão apenas
buscando algo que, aparentemente, traga diversão e conforto e estes não devem
ser o foco de uma escolha tão vital na sua vida”, pontua Visser. Portanto, o
lembrete: a decisão deve ser tomada, única e exclusivamente, pelos pais ou
responsáveis.
Equipe
Atenção especial aos profissionais que estarão
diretamente em contato com os alunos. Formação e experiência da equipe, além da
periodicidade da participação em atualizações e treinamentos devem ser
considerados. “O programa de formação e atualização contínua dos professores,
assistentes e especialistas deve ser conhecido pelas famílias e estar dentro
das diretrizes do MEC”, ressalta o diretor da Maple Bear. Vale lembrar que,
quando se trata de escolas com ensino de inglês, há desde as escolas
internacionais, que seguem o currículo de seu País de origem e possuem
certificações válidas em todo o mundo, até as bilíngues, que precisam estar
adequadas às normativas brasileiras, mas ensinam em dois idiomas, desenvolvendo
a fluência dos alunos nesta nova língua.
Referências
Uma outra dica é buscar referências com pessoas
próximas, que têm os mesmos valores e princípios que a família. “Naturalmente,
os pais de alunos já matriculados podem dar uma perspectiva interessante na
hora de procurar uma nova escola, afinal, compartilham do mesmo interesse de
proporcionar aos filhos a melhor educação possível”, lembra o Visser.
Extras
Para os especialistas, datas comemorativas, cursos
extra curriculares e conquistas dos alunos e ex-alunos devem ser considerados
na escolha, já que contam a história da instituição escolar e dão credibilidade
ao trabalho desenvolvido. “Para algumas famílias, atividades extra curriculares
complementares também podem fazer a diferença, em vista da rotina familiar e
expectativas de desenvolvimento das habilidades da criança”, pontua Visser.
Transparência
Vale frisar que a visita inicial, que deve ser
sempre agendada, deve ser o máximo transparente possível, com todos os aspectos
pedagógicos devidamente explicados e os espaços acessados pela família. Dúvidas
devem ser esclarecidas e retornos com pendências podem ser dados pela escola no
prazo combinado.
www.maplebear.ca, maplebear.com.br https://www.youtube.com/watch?v=AJV5ygHrCVI&feature=youtu.be
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