Por
se tratar de um dos idiomas mais falados no mundo, a língua inglesa facilitou
de forma considerável a comunicação entre as pessoas. Hoje, ter domínio do
idioma não é mais um diferencial somente no mercado de trabalho, mas, dependendo
do cargo, é um pré-requisito. Mas será que o inglês é importante somente para a
carreira profissional?
Existem
muitos outros benefícios com o aprendizado de um segundo idioma, entre eles,
aumento da capacidade de raciocínio, melhora nos relacionamentos sociais,
descoberta de novos talentos, aptidões e o desenvolvimento cognitivo são alguns
dos fatores que tornam esse conhecimento tão positivo e satisfatório.
Nesse
sentido, com qual idade as pessoas deveriam iniciar os estudos de uma língua
estrangeira? Não existe uma idade exata, mas é certo que quanto antes melhor.
No que se refere à aprendizagem de um novo idioma, as crianças apresentam
diversas vantagens em relação aos adultos. De modo geral, elas não sentem
vergonha de se expor, de tentar fazer uso da língua ou de cometer erros, por
isso, se arriscam mais. Com isso, têm a possibilidade de aprenderem com as suas
próprias falhas, além de apresentarem mais facilidade para articularem novas
pronúncias.
Por
aprenderem de forma lúdica e dinâmica, muitas vezes as crianças nem percebem
que estão estudando inglês. Ao participarem ativamente das aulas por meio de
jogos interativos, brincadeiras desafiadoras, diálogos entre colegas, músicas,
danças e dramatizações, os alunos são estimulados a serem protagonistas de seu
aprendizado. As atividades desenvolvidas levam em consideração a realidade da
criança, como a faixa etária, o conhecimento prévio, além da sua rotina e suas
relações pessoais. Desse modo, elas vivenciam de forma concreta e utilizam a
língua inglesa de forma autêntica, o que garante um aprendizado real e
significativo.
Cada
criança tem um jeito único de ser, mas o que todas têm em comum é uma extrema
capacidade de aprender. Os pequenos reconhecem e diferenciam sons que nós
adultos muitas vezes temos dificuldades em reconhecer, e por isso, a inserção
de uma segunda língua nessa faixa etária é importante. A crianças são pequenos
gênios e quando expomos elas a outras línguas estrangeiras, estamos oferecendo
oportunidades de exploração da capacidade natural de ouvir e distinguir os mais
variados sons e assim, compreender o que estão ouvindo.
Na
Educação Infantil é evidente que o ensino de língua inglesa não visa a
aquisição de conhecimentos gramaticais, por exemplo, e nem avaliará o aluno por
meio de uma prova escrita e individual, com o foco de se obter uma nota. A meta
a ser adquirida nesta fase é ingressar o discente num mundo de descobertas,
animando o estudante a se comunicar de maneira mais lúdica no idioma de estudo.
Assim,
podemos dizer que é na infância que os alunos começam a brincar com as palavras
dando significado próprio a elas por meio da imaginação e da fantasia, por isso
o aprendizado de uma nova língua na faixa etária infantil é importante para o
desenvolvimento cognitivo da criança.
Nágila
Oliveira e Talita Chagas - professoras de Língua Inglesa do Colégio Marista
Maringá
Nenhum comentário:
Postar um comentário