Ticket
médio de compra pode variar entre R$ 100,00 a R$ 200,00; setor de vestuário tende
a ser o mais beneficiado; parcelamento com cartão de crédito pode ser a opção
mais utilizada
As vendas para o Dia dos Pais devem crescer 4% com
ticket médio entre R$ 100,00 a R$ 200,00, segundo pesquisa realizada pela
FCDLESP (Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo).
Para os lojistas, o Dia dos Pais ocupa o terceiro lugar no ranking entre as
datas mais importantes do segundo semestre para o varejo, ficando atrás somente
do Dia das Crianças e Natal.
“Em 2018, o crescimento foi de 2% e os setores que
mais se beneficiaram foram vestuário e perfumaria. Visto que é uma data
tradicional, os lojistas devem lembrar que sempre há espaço para comprar
uma lembrancinha para os avôs ou pais de consideração, com isso a prática de
descontos, promoções, ganhe um e leve outro, por exemplo, podem ser estratégias
de grande valor para o aumento das vendas para esse ano”, explica o presidente
da FCDLESP, Maurício Stainoff.
A pesquisa foi realizada com a participação das
principais CDLs do Estado de São Paulo, que enviaram dados locais, como ticket
médio, formas de pagamento, produtos de maior venda, estratégias de marketing
utilizadas e a classificação da importância da data para o segundo semestre.
Região Metropolitana de São Paulo
Na região metropolitana de São Paulo, as
expectativas para o Dia dos Pais são de um crescimento considerável, quando
comparadas a outras localidades do estado. As CDLs de Diadema e São Mateus
preveem um crescimento de 5%, com ticket médio entre R$ 100,00 a R$ 200,00 e
parcelamento das compras em até 3x no cartão de crédito.
O setor de vestuário pode ter destaque de vendas
com produtos como, camisas, blusas e gravatas que podem ser boas opções de presentes
para os avôs, que geralmente também são presenteados, segundo o presidente da
CDL de Diadema, José Manuel.
Para a CDL de Taboão da Serra, o crescimento
esperado pelos comerciantes é de 2% com ticket médio de R$ 50,00 a R$ 100,00.
Perfumes e cosméticos podem ser opções favoritas entre os consumidores. Na
cidade, as vendas via e-commerce têm grande destaque, segundo o presidente da
CDL, Antônio Augusto.
Já na região de Mauá, no Grande ABC, as
expectativas estão bem abaixo do esperado, com 1% de crescimento, com ticket
médio de R$ 50,00 a R$ 100,00, o parcelamento pode ser em até 3x via cartão de
crédito, e os segmentos que mais podem ser beneficiados serão vestuário e
alimentação.
Interior
As expectativas de vendas são otimistas na região
de Sorocaba, com crescimento de até 10%. Em 2018, a CDL de Votorantim registrou
metade do esperado para esse ano. O ticket médio pode ser de R$ 100,00 a R$
200,00 e com parcelamento de até 3x no cartão de crédito. “A data é a segunda
mais importante para a região, porém o Natal ainda é a cabeça desse ranking”,
afirma o presidente da CDL, Marcos Poiato.
As CDLs de Araçatuba e Franca presumem um
crescimento de 4%, com parcelamento das compras em até 3x, porém, o ticket
médio em Araçatuba é de R$ 50,00 a R$ 100,00 e em Franca de R$ 100,00 a R$
200,00.
“A melhor estratégia para aumentar o número das
vendas na região é a prática do “compre tal produto e ganhe um brinde”,
isso pode resultar na fidelização do cliente com o estabelecimento. Além disso,
pode ser aplicado no ambiente digital, pois o e-commerce tem um potencial
enorme quando tratamos de compras, pois trazem comodidade e praticidade ao
consumidor”, explica o presidente da CDL de Araçatuba, Gener Silva.
Para a CDL de Pederneiras, na região de Bauru, o
crescimento será humilde, por volta de 2%, com ticket médio entre R$ 100,00 e
R$ 200,00, parcelamento em até 3x no cartão de crédito e vestuário pode ser
preferência entre os consumidores.
Litoral
A CDL da Praia Grande está bem animada quanto às
vendas, segundo o presidente, Antônio Luiz, para esse ano o crescimento
esperado pode ser de 7%. “O ticket médio pode ser de R$ 100,00 a R$ 200,00 e as
roupas podem ocupar a maioria das sacolas dos consumidores”, complementa.
Para a região do Guarujá e Santos, o ticket médio
pode ser de R$ 50,00 a R$ 100,00 e com parcelamento através do cartão de
crédito em até 3x. Quando tratamos do crescimento das vendas, a CDL do Guarujá
prevê 5%, enquanto a CDL de Santos 4%.
Já para a CDL de Bertioga, o crescimento pode ser
de 2%, com ticket médio entre R$ 100,00 a R$ 200,00, pagamento em até 5x e os
setores de perfumaria e cosméticos pode ser mais beneficiados. “Na região,
vitrines bem organizadas e chamadas nas rádios locais podem auxiliar no aumento
das vendas”, explica a presidente da CDL de Bertioga, Adriana Dias.
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