Pesquisar no Blog

quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Ciência do Ayurveda e Veganismo promovem a saúde



A Milenar tradição do ayurveda e o veganismo são filosofias semelhantes de um ponto de vista moral e ético, incentivando a preservação do nosso meio ambiente e o respeito à vida.

A teoria sobre a importância do alimento e o seu uso como medicamento é um dos principais pilares do ayurveda. O conceito que associa a saúde pessoal à qualidade da alimentação está diretamente relacionado aos dois estilos de vida. A ciência do ayurveda considera que a principal causa das doenças tem origem no sistema digestivo, sendo essencialmente relacionada à alimentação desequilibrada, composta por exageros alimentares, excesso de produtos industrializados, ingredientes de baixo valor nutricional e alto valor calórico.

“Os maus hábitos sobrecarregam o sistema digestivo e apagam o agni - fogo digestivo, permitindo a formação de toxinas. Estas toxinas migram "transbordam" do estômago e intestinos, se espalhando por todo o corpo e instalam-se nos tecidos e sistemas causando inicialmente doenças mais simples e com o passar do tempo doenças mais graves”, explica Carol Diniz, terapeuta com especialização em Ayurveda, alimentação terapêutica e programas de desintoxicação.


 Divulgação
 Divulgação

  

O ayurveda também considera que a raiz das doenças está nos condicionamentos mentais: o modo de viver, sentir e pensar a realidade na qual a pessoas se move. Purificar as motivações é fundamental para saúde, felicidade e paz. “Podemos fazer a mesma leitura em relação às nossas escolhas alimentares: rever velhos hábitos e despertar nossa consciência para as necessidades de nossa constituição e individualidade biológica”, acrescenta Carol.

Conhecer o biótipo constitucional ou dosha facilita o processo de construção de uma rota alimentar saudável. A alimentação é essencial para a construção dos tecidos corporais e sustentação da nossa energia vital. Para o Ayurveda, no entanto, o que se come, onde se come, como se come e quando se come é de fundamental importância. Ao conhecido lema, “você é o que você come”, acrescenta-se também “e o que você absorve”. O melhor alimento pode gerar toxinas quando não pode ser bem digerido. A digestão é tão ou mais importante que a nutrição. O Fogo Digestivo ou as enzimas digestivas são fundamentais para nossa saúde.

Nesta visão não adianta fazer uma dieta equilibrada se a função digestiva não funcionar adequadamente. Para favorecer o organismo, ervas e especiarias são utilizadas para melhorar a absorção e assimilação dos nutrientes bem como para melhorar as funções digestivas.
.
Embora essa Ciência não sugira uma dieta específica seja ela vegana, vegetariana ou lacto-vegetariana, ela é compatível ao veganismo para uma abordagem saudável ao estilo de vida e nutrição. É possível viver de acordo com os princípios ayurvédicos sem laticínios e sem carnes, respeitando a individualidade biológica afirma Carol.

A coisa mais importante que a ciência ayurvédica pode nos ensinar hoje é sobre ouvir nossos corpos e saber atender ás nossas necessidades individuais.

Receita de uma bebida tradicional ayurvédica e vegana por Carol Diniz:




Lassi de Manga   


                                           Foto de Imo Flow por Pixabay

                                                                                              
- 3/4 xicara leite de coco
- 1 xicara de leite de amêndoas (idealmente fresco)
- 1 xicara de cubos de manga frescos ou congelados (fica mais cremoso)
- 2 colheres de sopa de sumo de limão
- 2 colheres de açúcar de coco ( opcional)
- canela em pó a gosto
- 4 bagas de cardamomo (só as sementes) ou 1/2 colher de chá em pó



Preparo:

Bater tudo num liquidificador e servir.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados