Pesquisar no Blog

quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Brasil poupa mais de 2 milhões de árvores com emissão da nota fiscal eletrônica


Desde 2006, quando foi implantada, foram emitidas 22.221 bilhões de notas fiscais eletrônicas (NF-e), o que trouxe impacto positivo ambiental, redução de fraudes e aumento da arrecadação


Num momento em que o mundo discute os níveis de desmatamento no Brasil, um dado muito relevante em favor da certificação digital deve ser observado. Neste ano, a infraestrutura completa 18 anos, mas desde que foi implantada a nota fiscal eletrônica, graças à certificação digital, em 2006, foram emitidas 22,221 bilhões de notas. Isso significa a economia, no período, de 88,884 bilhões de folhas de papel, levando em conta que cada nota fiscal requeria 4 vias de papel. 

A nota fiscal eletrônica (NF-e) produziu uma transformação digital nas empresas, com ganhos sem precedentes para o meio ambiente, esclarece Maurício Balassiano, diretor de Certificação Digital da Serasa Experian. “Essa informação deve sempre ser ressaltada e acompanhada. É sem dúvida um dos maiores benefícios que a certificação digital trouxe. Além desse lado sustentável, houve queda acentuada de fraudes na emissão e a arrecadação, por consequência, aumentou e as empresas não precisaram mais manter a guarda física de notas, ganhando espaço, reduzindo custos e ampliando a segurança dos sistemas”, comenta Balassiano.

Um outro dado bastante curioso é que uma árvore padrão permite a produção de 20 resmas de papel, ou 10 mil folhas. Desde 2006, portanto, na média foram poupadas 2,222 milhões de árvores. A emissão da nota fiscal eletrônica só se tornou possível graças à Certificação Digital, explica. “Após a regulamentação da Certificação Digital, com a Medida Provisória 2200-2, que instituiu a Infraestrutura de Chaves Públicas dos Brasil (ICP-Brasil), começaram a surgir as primeiras empresas do segmento. “A Serasa foi a pioneira do segmento e desde então mantém-se entre as maiores no setor”.

De acordo com Balassiano, hoje também muitas empresas estão aproveitando outras aplicações que a certificação digital permite e eliminando o papel no dia a dia de suas atividades. “Essa é uma tendência. Temos vários cases nesse sentido, de empresas que passam a adotar a assinatura digital e a realizar suas operações apenas no universo virtual, com toda a segurança e garantia quanto à validade jurídica, a partir da tecnologia do Certificado Digital e com a chancela de uma empresa com a reputação da Serasa Experian”.

Esse conjunto de atitudes sustentáveis representa um ganho para o meio ambiente, até porque são necessários muitos caminhões para o transporte de papel, que consomem combustíveis e queima de oxigênio. “É possível, a partir desses exemplos, imaginar a quantidade de árvores que foram poupadas, sem contar a economia de eletricidade, espaços físicos para a guarda de talões e documentos e as vantagens fiscais por conta da melhora na arrecadação de impostos. Ou seja, a Certificação Digital, além de toda a segurança que proporciona para as empresas e pessoas físicas, mostra-se sustentável e age em favor da natureza e da sociedade”.




Serasa Experian
www.serasaexperian.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados