Pesquisar no Blog

quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Saiba por que a diabetes causa problemas vasculares


Dados da Organização Mundial de Saúde apontam que 16 milhões de brasileiros sofrem de diabetes. Estudo do Ministério da Saúde mostra que a esta doença cresceu 54% nos últimos 11 anos


Na maioria das vezes, a diabetes ocorre por conta do aumento do açúcar no sangue, causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina. Que é o hormônio regulatório da glicose no sangue e garante energia para o organismo, podendo se tornar uma enfermidade mais séria e causar grandes problemas se não forem tratadas corretamente, como, por exemplo, doenças vasculares, infecções na pele, ossos e órgãos, perda de membros do corpo, danos na visão e até a morte.

Por conta disso, o Dr. Robert Guimarães, especialista em cirurgia vascular, endovascular e angiorradiologia, explica que é primordial a realização de exames prévio, pois doenças como essa podem ser amenizadas se forem tratadas previamente. “Sabemos que a maior parte da população deixa de fazer exames gerais por acharem que a saúde está perfeita ou por colocarem a culpa na falta de tempo.”, alerta o especialista.

A diabetes pode ser uma doença genética ou desenvolvida por conta dos seus hábitos diários, portando é necessário prevenir este mal com mudanças na alimentação, prática de exercícios físicos, realização de exames, acompanhamento médico, adaptação da rotina de sono, redução dos níveis de açúcar no sangue, evitar o stress, cigarros e álcool.

É importante nos cuidarmos, pois esta doença não tem cura e desencadeia diversos problemas vasculares, como a trombose, obstrução das arterias, aneurisma da aorta, entupimento das veias, hipertensão, entre outras complicações, isso porque o descontrole dos níveis de açúcar no sangue junto da incapacidade de produzir e usar insulina, gera um estado de inflamação e aumento da pressão dos vasos sanguíneos. Esse quadro favorece o surgimento de gorduras, aumento do colesterol ruim e outras substâncias nas paredes das artérias, restringindo o fluxo sanguíneo.

A diabetes é uma doença com vários estágios e cada um com sua intensidade. Como por exemplo, a pré-diabetes, diabetes tipo 1, diabetes tipo 2 e a diabetes gestacional. Todas elas possuem tratamento específico e devem ser diagnosticadas por um médico especialista que lhe receitará medicações, dietas, tratamentos e até cirurgias dependendo da situação. Se cuide.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados