Pesquisar no Blog

quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Gravidez com DIU – o que pode acontecer?


  A ginecologista e obstetra Mariana Rosário, membro da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (Sogesp) e do corpo clínico do hospital Albert Einstein, fala sobre o tema


Posso engravidar usando DIU? O bebê corre algum risco? Sim, existe a possibilidade de acontecer uma gravidez com DIU, sendo mais comum no uso do DIU de cobre e menos comum no uso do Mirena. É o que afirma a Dra. Mariana Rosário, membro da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (Sogesp) e do corpo clínico do hospital Albert Einstein.

O DIU – Dispositivo Intrauterino é um método contraceptivo colocado dentro do útero, com a finalidade de não permitir a gravidez. O DIU de cobre elimina o espermatozoide, para que não haja fecundação, por meio do elemento cobre de sua composição. Já o DIU de Mirena engrossa o muco cervical para não passar o espermatozoide e afina o endométrio para o embrião não conseguir fixar-se a ele e, assim, não se desenvolver. O DIU é um método muito seguro, mas, que pode falhar, como todos os métodos contraceptivos.

Quando a concepção ocorre com a presença do DIU, se o dispositivo está longe do saco gestacional, ele pode ser removido, preservando-se a gestação. Porém, se está próximo, a gestação segue, sendo acompanhada. Há relatos na literatura médica de fetos que se desenvolveram ao redor do DIU, com esse dispositivo se acoplando nos membros do bebê, necessitando da remoção cirúrgica após o nascimento da criança.

Em muitos casos, a mãe expele o DIU durante a gravidez, principalmente se o dispositivo estiver localizado à frente do saco gestacional. E, ainda, existe o risco de o DIU romper a bolsa antecipadamente, na gravidez adiantada, já que o útero estará bem grande e a bolsa acompanha o tamanho do órgão e do bebê.
O mais importante, numa gravidez com DIU, é o acompanhamento médico, porque apenas ele sabe o que fazer, em todas as situações.




Dra. Mariana Rosario – Ginecologista, Obstetra e Mastologista. CRM- SP: 127087. RQE Masto: 42874. RQE GO: 71979.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados