Pesquisar no Blog

quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Pacientes com sangue no vômito ou nas fezes precisam procurar serviço de emergência


Este tipo de caso é um dos mais comuns nos prontos-socorros e precisa ser diagnosticado precocemente


A Hemorragia Digestiva (HD) é uma doença em que ocorre sangramento do trato gastrointestinal e precisa ser avaliada por um médico. Normalmente, o paciente percebe o problema quando apresenta vômitos com sangue ou sangramento e/ou escurecimento das fezes. Este tipo de queixa é uma das mais comuns nos prontos-socorros e precisa ser diagnosticada precocemente. Nesses casos, a orientação é que ele procure um pronto-socorro para avaliação médica de emergência.

De acordo com o cirurgião de urgência e emergência Bruno Pereira, CEO do Grupo Surgical, especializado em cirurgias de urgências e emergência, o atendimento e o diagnóstico precoce mudam significativamente o prognóstico dos pacientes com HD. “Normalmente, o paciente tem vômitos ou fezes com sangue vermelho vivo ou fezes escuras, que parecem uma borra de café. Alguns esperam um tempo para ver se o problema se resolve por si só, mas o ideal é que, ao se deparar com esses sintomas, ele procure imediatamente um serviço de emergência. Pode ser algo simples, mas 2% a 10% dos pacientes com Hemorragia Digestiva acabam morrendo”, explica.

A Hemorragia Digestiva é caracterizada por um sangramento agudo que ocorre no esôfago, estômago ou duodeno. Há várias causas para o sangramento, como úlceras pépticas, gastrite hemorrágica, esofagite, neoplasias (câncer), varizes esofágicas, uso de anticoagulantes, entre outras.

O uso abusivo de anti-inflamatórios não hormonais, tabagismo e etilismo são fatores de risco para HD. “Pessoas com esses fatores de risco, associados a queixas dispépticas, que são desconforto digestivo, devem ter acompanhamento médico constante para fazer a prevenção, já que estão mais pré-dispostas ao problema”, orienta Giovanni Beraldo, gastrocirurgião do Grupo surgical.

Ao chegar ao pronto-socorro, o paciente será submetido a uma série de exames, que irão avaliar sua situação geral, a quantidade de sangue perdido e a causa do sangramento. Com essas informações, a equipe médica vai definir a melhor conduta, que pode ser desde o tratamento clínico exclusivo com o uso de medicamentos até uma cirurgia de urgência, nos casos de tumores com sangramento ativo, ou falha de tratamento endoscópico, no caso de úlceras pépticas ou varizes esofágicas.

Após a avaliação inicial, o diagnóstico da causa e o tratamento estabelecido, o paciente deverá manter um seguimento médico regular, tomar uma série de cuidados específicos à sua doença e manter uma dieta regrada, evitando o consumo de alimentos ácidos, condimentos, bebidas alcoólicas e café.

“Vale lembrar que há maneiras de prevenir a Hemorragia Digestiva, na maioria dos casos. Qualquer dor abdominal, desconforto, distensão e vômitos frequentes são motivos para procurar um médico para uma investigação. Também é preciso cessar o tabagismo e o uso de medicamentos sem prescrição médica, principalmente os anti-inflamatórios”, orienta Beraldo. Ele destaca, ainda, que consultas de rotina e exames periódicos são fundamentais para a prevenção. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados