Pesquisar no Blog

quarta-feira, 28 de agosto de 2019

10 dicas para não entrar em depressão


Filósofo aponta 10 dicas para não entrar em depressão

A depressão é uma doença que ainda é pouco compreendida pela sociedade,
que afeta o estado de humor e reduz a capacidade de sentir satisfação ou prazer com as coisas da vida. Atualmente, Portugal é o segundo país da Europa com maior prevalência de doenças mentais, sendo a mais frequente a depressão. Se, em 2011, a percentagem de portugueses com depressão era de 6,85%, em 2017 tinha subido para 9,8%. No que diz respeito à ansiedade, a taxa quase duplicou, de 3,5% da população em 2011 para 6,5% em 2017, tendendo a aumentar. No final de 2017 havia quase um milhão de portugueses com diagnóstico de depressão nos cuidados de saúde primários e mais de 650 mil com diagnóstico de ansiedade. Hoje, dos 400 mil portugueses que sofrem de depressão por ano, um terço não recebe qualquer tipo de ajuda ou tratamento. 

Mesmo pessoas famosas como Rogério Samora, Jessica Atahyde, Diogo Amaral, a cantora britânica Adele e o humorista canadense Jim Carrey, não estiveram imunes a serem afetados por esta doença, e assumiram publicamente ter depressão, mostrando que é uma doença muito mais comum, frequente e séria do que a maioria das pessoas imagina e que ninguém está isento de passar por isto. 

Em uma das suas reflexões filosóficas sobre a depressão, o filósofo e investigador Fabiano de Abreu define a importância de se perceber verdadeiramente do que se trata esta doença, como forma de evitar um pré julgamento equivocado: "este é o tipo de sentimento que só sabe realmente os seus sintomas quem tem ou teve, pois, é tão grave e pode ser tão intenso, que pode levar até a morte. Em busca dos holofotes, há quem diga que depressão é coisa da cabeça. No entanto, isso é uma grande fake news de julgadores que, a meu ver, são pessoas que não compreendem nem a si mesmo e não tem a possibilidade, profissional e intelectual, de compreender o que realmente é a depressão, e logo julgam de forma ansiosa e precipitada a questão”


Como surge a depressão 

Segundo o filósofo, a depressão surge como um acumulo de problemas não resolvidos: “Devemos tentar combater a solidão resolvendo os pormenores que no seu somatório pode chegar à depressão. Pois, quando chega, dependendo da gravidade, somente através de tratamento com profissionais da área médica é possível superá-la, podendo se tornar algo fora de controle quando se está impregnada na nossa mente. A depressão é o acumulo de tristezas que podem ser ocasionadas por uma tristeza inicial não resolvida que se potencializa, e ao se potencializar projecta nas nossas demais tristezas também uma potência, além de criar mais tristezas, multiplicando-se, como um cancro que se espalha. E assim todos estes sentimentos e tristezas potencializadas formam a depressão”. 


Como combater a depressão 


Fabiano de Abreu traz também 10 conselhos, aparentemente muito simples, que podem ser muito eficazes para prevenir e combater a depressão. Confira:

1 — Veja o lado positivo em tudo 


Tudo na vida tem um lado positivo. Em todos os acontecimentos ruins têm um lado positivo, seja que agora ou lá na frente descobriremos. Basta um pouco de criatividade para encontrá-lo e assim buscar o alívio necessário para não sofrer.


 
2 — Resolva a sua tristeza

 Resolva a sua tristeza para que ela não se potencialize e assim potencialize as demais tristezas e acumuladas dentro de si, de modo que se transforme numa depressão. 


3 — Resolva os seus problemas

Não protele os seus problemas. Os nossos problemas existem para serem resolvidos.  


4 — Tudo na vida passa 

Tenha ciência e convicção de que tudo na vida passa. Não tome medidas impulsivas, já que tudo se transforma, se modifica. 5 — O passado já passouNão se prenda ao passado. Viva o melhor presente para que no futuro tenha as melhores recordações. 


5 — O passado já passou

Não se prenda ao passado. Viva o melhor presente para que no futuro tenha as melhores recordações.


6 — Autorreconhecimento

 
Faça um autorreconhecimento para saber lidar melhor com todo o universo que o faz ser o melhor de si.


7 — Desabafo de confiança 

Desabafe sobre o que te incomoda ou deixa-te triste com pessoas da sua confiança. A opinião do outro pode ajudar ou causar alívio. 


8 — Ocupe o seu tempo 


Ocupe o seu tempo para cumprir as suas metas: sejam elas profissionais ou para o bem-estar físico.


9 — Aja agora  

Não deixe para amanhã o que podes fazer hoje, ou o marasmo e a falta de acontecimentos e resultados poderão resultar em depressão. 


10 — Transforme sentimentos e emoções

Use a sua ansiedade para ocupar o seu tempo com coisas úteis. Use a sua ira para transformá-la em criatividade, para assim obter novas conquistas. Deste modo, não terá tempo de pensar nas coisas ruins da vida e terá mais momentos felizes e de plenitude.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados