Pesquisar no Blog

sábado, 31 de agosto de 2019

"Quando a vaidade se torna obsessão" Analista comportamental fala sobre transtornos que o tema pode levar


O mundo está vivendo uma nova era em que a perfeição é levada em primeira lugar em qualquer situação da vida humana. A analista comportamental Andrea Murgel, autora do best seller Mariposa Azul, desabafou sobre o tema.

"É impressionante a quantidade de procedimentos para mudar os rostos ou mesmo transformar corpos, sem falar das pílulas mágicas que nos bombardeiam com promessas inusitadas. Concordo que envelhecer não é fácil, mudando nossas aparências e corpos antes tão lisinhos e com aquela pela dura de gente jovem", falou.

A indústria da beleza segue evoluindo para nos garantias de juventude e ter ganhos estratosféricos com isso. A analista indaga se essa transformação acontece porque elas se preocupam com tudo o que envolve saúde, emocional ou psicológico dos seres humanos, ou é apenas para ganhar dinheiro.

"Essa semana atendi uma mulher de 54 anos completamente obcecada por cirurgias, preenchimentos, pílulas da moda, e pude perceber o quanto isso afetou seu emocional e sua vida familiar. Nós que devemos saber quando parar".

A paciente fez cerca de 13 preenchimentos e seis cirurgias e começou a ter a necessidade de fazer sempre - como se deixasse de fazer a faria envelhecer. Isso virou um vício e sua derradeira financeira.

Seu marido pediu o divórcio, seus filhos zombam dela dizendo que está horrível, mas só o que ela vê é beleza.

O diagnóstico: ficou com transtorno de ansiedade e deturpação de imagem, quando se olha no espelho não vê a realidade.

Para ter cuidado com esse tipo de transtorno, a analista adverte:
"Cuidado! Meta os pés no freio enquanto há tempo!

Não se vicie na beleza e na juventude, use sim os recursos, mas com muita cautela para não parecer anormal.

Não acredite em milagres seja fiel a si mesmo.
O caso que citei é extremo, mas não se imagina a quantidade disso nas grandes metrópoles.

De repente a vida fica vazia porque você só mudou por fora, mas e por dentro?
Sou a favor de tentar suavizar o que te incomoda através de métodos e médicos muito sérios e já pesquisados, o que precisa haver é limite.

Ser suave com seu próprio corpo e não acreditar em tudo o que vê.

Veremos o que o futuro nos reserva, seremos enterrados com idades de anciãos mas face e corpo de jovens?", indaga.



Andrea Murgel - Ex-empresária e hoje escritora e analista comportamental, Andrea Murgel encontrou o significado da palavra "renascimento" em suas diversas facetas. No auge da sua satisfação pessoal, profissional e afetiva, em uma armadilha do destino, a bem-sucedida empresária passou por uma enorme perda e precisou encontrar um caminho para redescobrir o sentido da própria vida e assim conheceu aos poucos suas missões e transformações pessoais. Hoje, o livro Mariposa Azul virou um best-seller e Andrea trilhou um grande caminho através de palestras, entrevistas, textos para colunas e revistas e se tornou uma referência nacional através de sua simplicidade e amor ao próximo. Hoje sua maior alegria é escrever e como terapeuta poder ajudar as pessoas a se transformarem e se auto conhecerem para obter uma vida mais feliz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados