Pesquisar no Blog

quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Como fazer uma "boquinha" na hora do trabalho sem afetar a dieta

Divulgação

Snack saudável pode saciar a fome e ser importante para o organismo



Fazer uma dieta extremamente restritiva pode ser um erro em alguns casos, segundo alguns especialistas. O ideal é ter uma alimentação balanceada e rica em nutrientes, mesmo se o objetivo for perder peso. Portanto, se bater aquela vontade de se alimentar no meio da tarde quando estiver no trabalho, o recomendado é fazê-lo, mas de forma saudável, para não prejudicar a saúde e os progressos com a dieta e a realização de exercícios físicos.

Um snack saudável pode saciar a fome e fornecer nutrientes importantes para o organismo. Um lanche no meio da tarde ou da manhã, contudo, não deve ser encarado como uma refeição completa -- até mesmo porque depois tem o almoço e a janta. A diferença é que, neste caso, as refeições seguintes podem ser menores, já que a quantidade de alimento durante o dia está fracionada. Lembre-se sempre do equilíbrio: o ideal é evitar complementar refeições fartas com mais um lanche extremamente calórico.

Entretanto, cada corpo funciona de uma forma. A teoria de que o ser humano deve comer de três em três horas já foi derrubado pela comunidade médica e nutricional. O fracionamento é importante porque mantém o metabolismo ativo e a produção de energia constante, mas isso não significa que todas as pessoas possuem o mesmo ritmo metabólico e que a perda de peso só ocorre dessa forma.

A dica geral é comer quando se tem fome, sempre optando por lanches equilibrados e com uma maior riqueza possível de nutrientes. Mas para que o lanche no trabalho seja benéfico, é necessário ter atenção com o valor calórico. Um estudo publicado no Journal of Nutrition, por exemplo, revelou que um quarto das calorias consumidas diariamente vêm do que é consumido entre as refeições.

Se você quer dar uma escapada mas com saúde, evite máquinas de salgados e doces, cachorros-quentes, guloseimas e alimentos ultraprocessados. Eles podem ser consumidos, mas não diariamente. Por causa da conveniência, o que acontece é que esse comportamento se torna a regra e não a exceção, com as gavetas do trabalho se tornando uma verdadeira loja de guloseimas.

Em vez disso, procure alimentos com boas quantidades de proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais. Oleaginosas, frutas secas e iogurte são boas alternativas. Para os lanches, algumas opções são pão sírio integral com ricota, pão sueco com queijo cottage, pão de batata e torrada com patê de atum. E certifique-se de que os alimentos estão armazenados corretamente, como em uma geladeira inox ou refrigerador, por exemplo, para evitar ser contaminado por alguma bactéria ou produto estragado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados