Pesquisar no Blog

quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Mais do que estética


 Peito de pombo pode afetar a saúde e até mesmo a vida social.


O peito de pombo, também chamado de pectus carinatum é uma deformidade na parte interior da parede torácica que é projetada para frente. Pode trazer consequências para a postura, podendo causar dores nas costas, no pescoço, além de problemas sociais e psicológicos relacionados à autoestima.

De acordo com o cirurgião torácico do Hospital Nossa Senhora das Graças, Dr. Paulo Boscardim, essa deformidade não é genética. "Porém a pessoa já nasce com essa deformidade e com o passar do tempo o problema vai se acentuando", afirma.

Em alguns casos a deformidade não é perceptível durante anos e segundo o médico trata-se de uma questão estética. "No entanto, faz parte do conceito de saúde global, pois se a pessoa se olha no espelho e não se gosta, consequentemente acarretará em características que podem impactar na vida dela", diz.

O peito de pombo geralmente não causa outros sintomas. Quando isso ocorre, a dor é um sinal comum ao realizar um moviemento brusco. Para diagnosticar o peito de pombo, o médico pode fazer um exame físico e posteriormente solicitar exames. O tratamento para o peito de pombo depende gravidade do caso. O uso de um tipo de colete chamado CDT pode ser suficiente para remodelar a caixa torácica. Em alguns casos a cirurgia é indicada. "Quando certificado a necessidade da cirurgia, indicamos que seja perto dos dez ou doze anos de idade, quanto antes realizada melhor para o paciente", comenta o especialista.

O médico explica que a cirurgia que antes durava cerca de seis horas, hoje, com os avanços da medicina, é possível ser feita em aproximadamente uma hora e a recuperação não é muito complexa. "O pós operatório é um pouco doloroso, mas a dor passa após cinco dias e o paciente passa a ter uma recuperação excelente, podendo possivelmente retomar suas atividades após quinze dias", finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados