Uma
das datas mais importantes para o comércio, o Dia dos Pais também atrai o
interesse de criminosos interessados no roubo de senhas e dados pessoais
O Dia dos
Pais, uma das datas comerciais mais importantes do ano, pode estabelecer um
ambiente favorável às compras por impulso. Por
isso, é importante que tanto lojistas quanto consumidores estejam atentos à
questão da segurança e confiabilidade nas operações de compra feitas pela
internet. “Comprar numa loja virtual proporciona uma série de vantagens, como o
ganho de tempo, a possibilidade de comparar preços e produtos, a pessoa foge
das filas e problemas de estacionamento. Mas é preciso ter em mente que nestes
momentos, quando as compras acontecem muito pela emoção, é que agem os
criminosos para captar senhas e dados pessoais das pessoas”, adverte Maurício
Balassiano, diretor de Certificação Digital da Serasa Experian.
Por isso, acrescenta, cabe aos lojistas cuidados no sentido de
oferecer um ambiente seguro, e aos compradores fazer suas compras observando
pontos importantes em relação à loja que escolheu para comprar seu presente.
Antes de tudo, é preciso lembrar que em recente pesquisa feita a pedido da Serasa
Experian pela empresa BigData ficou constatado que de cada seis e-commerce um é
classificado como inseguro. O estudo revelou, no entanto, que cresceu o
número lojas de e-commerce que buscaram o certificado de segurança.
“Por tudo
isso é preciso tomar muito cuidado, para não cair em golpes e transformar um
momento especial, como o Dia dos Pais, numa enorme dor de cabeça”, acrescenta
Balassiano.
Para reforçar sua segurança o
consumidor deve ficar atento a alguns cuidados:
Desconfie das superofertas: acesse o site que deseja e observe se
ele tem a proteção de um Certificado Digital SSL. Uma boa dica é checar se o
browser exibe um ícone de cadeado fechado. Consulte as informações deste
cadeado e confirme se o Certificado Digital emitido é válido e está em nome da
loja. Essa checagem também pode ser feita pelo Selo de Segurança, que fica
normalmente no fim da página.
Confirme a segurança do link: ao entrar na loja virtual, confira se
o endereço digitado inclui a letra S ao lado do HTTP (na exibição, HTTPS). Se
tiver, você está em um ambiente seguro e protegido para digitar seus dados.
Controle seus impulsos: compras que podem parecer muito
vantajosas envolvem sempre algum tipo de fraude. Evite o impulso de comprar com
base apenas no preço e esteja atento à segurança desta compra.
Faça valer os seus direitos: a Lei do Consumidor também considera
para lojas virtuais, por exemplo, o direito de arrependimento em até sete dias,
contados da data da compra ou do recebimento do produto. Fique atento à
política de troca da loja e ao prazo de entrega, pois a data já está próxima.
Calcule o valor total da compra: na internet há lojas com frete grátis
e outras que cobram para o envio. Tome cuidado com isso antes de fechar
negócio.
Atenção para os
prazos de entrega: é
importante também conferir as condições de entrega, tendo em vista a
proximidade da data. É importante redobrar a atenção quanto à possibilidade de
entrega do presente até a data. Na dúvida, opte por comprar noutra loja.
Para os
lojistas, além de possuir uma loja virtual atrativa visualmente, é importante
que se ofereça todas as garantias para que o consumidor se sinta seguro para
colocar seus dados e efetivar a compra.
Serasa
Experian também formulou algumas dicas para lojistas:
Certificado
Digital: Seu site possui certificado de segurança? Para verificar, basta
checar se o http do endereço vem acompanhado de um “s” no final (https);
Guarda de
Dados: A responsabilidade por guardar esses dados de forma sigilosa é
sua e você tem a obrigação de investir em um Certificado Digital de Servidor
SSL (também chamado apenas de SSL).
Cadastro: O seu
cliente pode fazer cadastros de forma segura em seu site? Uma falha nesse
sentido pode representar indicações ruins sobre sua reputação em sites de
reclamações e direitos do consumidor;
Senhas
fortes: Recomende aos seus consumidores usarem senhas fortes e que jamais
passem esses dados de login e senha para outras pessoas;
Formas de
atração: O email marketing é uma boa forma de atrair consumidores para
sua loja virtual. Procure oferecer informações verídicas sobre produtos e
promoções, isso aumenta sua credibilidade;
Apresentação: No
site, use as melhores fotos, busque mostrar os detalhes, apresentando o produto
exatamente como ele é. Isso pode evitar trocas e reclamações futuras;
Informações
básicas: Mantenha informações precisas sobre preço, condições, valor de
frete e tempo para entrega;
Tempo da
Operação: A rapidez de sua loja no quesito busca precisa ser bem eficiente.
O consumidor não gosta de perder tempo ou ter informações imprecisas.
www.certificadodigital.com.br/
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