Engana-se quem acha que a transformação digital anda distante do
varejo brasileiro. Muito pelo contrário. Grandes nomes do mercado estão
enfrentando de peito aberto os desafios da adesão a novas tecnologias e também
das mudanças no modelo de atuação provocadas pelo contexto digital, que
imprimem mais agilidade e velocidade em todas as pontas do varejo.
Meios de pagamento móveis, Big Data, omnichannel, same day delivery e mini-hubs de distribuição já são termos correntes por aqui, chegando praticamente juntos com mercados mais avançados, como o norte-americano. E não é só o discurso. Os lojistas, independentemente do porte, estão cientes de que transformar-se digitalmente não é mais uma opção, mas sim uma realidade.
Meios de pagamento móveis, Big Data, omnichannel, same day delivery e mini-hubs de distribuição já são termos correntes por aqui, chegando praticamente juntos com mercados mais avançados, como o norte-americano. E não é só o discurso. Os lojistas, independentemente do porte, estão cientes de que transformar-se digitalmente não é mais uma opção, mas sim uma realidade.
Mas o que tenho dito em inúmeras conversas é que perder o medo
da transformação digital não significa criar uma loja online, um aplicativo ou
abrir um canal social. Precisamos pensar digitalmente, entendendo que a
tecnologia não é o fim, mas um facilitador e otimizador dos processos de
trabalho.
Os grandes varejistas brasileiros já internalizaram isso e, assim, estamos acabando com a discussão sobre o "fim da loja física". Essa nova realidade exige a integração dos mundos digital e físico, que nunca deixará de ser um ponto de venda essencial para o mercado de consumo.
Isso fica claro quando sabemos que muitos clientes usam o digital como principal ferramenta de pesquisa, mas definem a compra em contato direto com o produto: 47% dos internautas pesquisa online, mas realizam a compram efetiva na loja, por exemplo.
Isso mostra que a tecnologia não é apenas a base do e-commerce, mas um imprescindível ponto de apoio para o comércio tradicional. Com ela, temos à disposição produtos e serviços que permitem conhecer melhor o cliente, oferecer as melhores experiências de compra e, é claro, melhorar a organização e a gestão do negócio como um todo, independente do canal.
Entre os fatores que explicam o crescimento digital no varejo brasileiro, está a redução dos custos de adesão. Com a popularidade, as tecnologias ficam cada vez mais acessíveis para o varejista, tanto em preço quanto em velocidade de implantação. Outro ponto é a aceitação local: o brasileiro é um altíssimo consumidor digital, ficando atrás apenas da China em número de celulares per capita.
Os grandes varejistas brasileiros já internalizaram isso e, assim, estamos acabando com a discussão sobre o "fim da loja física". Essa nova realidade exige a integração dos mundos digital e físico, que nunca deixará de ser um ponto de venda essencial para o mercado de consumo.
Isso fica claro quando sabemos que muitos clientes usam o digital como principal ferramenta de pesquisa, mas definem a compra em contato direto com o produto: 47% dos internautas pesquisa online, mas realizam a compram efetiva na loja, por exemplo.
Isso mostra que a tecnologia não é apenas a base do e-commerce, mas um imprescindível ponto de apoio para o comércio tradicional. Com ela, temos à disposição produtos e serviços que permitem conhecer melhor o cliente, oferecer as melhores experiências de compra e, é claro, melhorar a organização e a gestão do negócio como um todo, independente do canal.
Entre os fatores que explicam o crescimento digital no varejo brasileiro, está a redução dos custos de adesão. Com a popularidade, as tecnologias ficam cada vez mais acessíveis para o varejista, tanto em preço quanto em velocidade de implantação. Outro ponto é a aceitação local: o brasileiro é um altíssimo consumidor digital, ficando atrás apenas da China em número de celulares per capita.
Somos um dos povos que mais usa internet e, certamente, mídias
sociais. Estamos caminhando para acabar com as barreiras entre online e
offline. Por isso, queremos que produtos e serviços nos atendam igualmente em
ambos os cenários. Por último, a necessidade de superar a concorrência faz com
que os consumidores fiquem cada vez mais exigentes e empoderados, trazendo para
o varejo o desafio de estar sempre um passo à frente.
Hoje, é preciso ser mais ágil e eficiente não apenas do que a loja ao lado, mas de todo o mercado.
Hoje, é preciso ser mais ágil e eficiente não apenas do que a loja ao lado, mas de todo o mercado.
Raul de Souza - Diretor Executivo de Big Retail e Latam da Linx
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