Ao longo dos meus 30 anos de experiência, escuto
uma reclamação recorrente de todos os meus colegas gestores: “falta de tempo”.
É uma realidade, a forma como o gestor utiliza seu tempo, seja para ações
diárias da escola, quanto para fins de planejamento, faz toda a diferença nos
seus resultados.
Uma recente pesquisa realizada com gestores
escolares revelou os seguintes dados: mais de 40% do tempo dos gestores
pesquisados é utilizado com tarefas operacionais, cerca de 30% é gasto com a
resolução de conflitos, e, o planejamento, aparece em último lugar, com menos
de 10% do tempo gasto na rotina de trabalho do gestor escolar.
Assim, entendemos que planejar o tempo é um dos
grandes desafios e uma das tarefas mais importantes para o gestor escolar,
afinal, como sair da função de “apagar incêndio”, comum na rotina de trabalho
do gestor e passar a pensar na escola, a fazer diferente, gerenciando as
dificuldades do dia a dia e exercendo um olhar externo sobre estes aspectos?
Não é uma tarefa fácil, mas também, não é um bicho
de sete cabeças, e, se bem executadas, estas estratégias vão trazer resultados
efetivos, tirarão você da função de gestor “bombeiro” e te colocarão como
gestor escolar. Por isso, trouxe três ações que são infalíveis:
Foco na realidade além dos
muros da escola
Ao longo da minha trajetória, posso lhes afirmar
que trabalhar como gestor numa instituição de ensino é muito delicado, não só
pelo fato de gerenciar ações e relações com sua equipe, alunos, pais e a
comunidade, mas também por tratar de algo tão sensível como a formação de seres
humanos. Portanto, ter um olhar externo, de fora para dentro da instituição é
um ponto fundamental para poder planejar algo para o futuro e enxergar
soluções. Se o gestor não tirar o foco das questões rotineiras e pensar em uma
maneira sistemática de resolvê-los, certamente ficará preso por ali. Portanto,
dedique uma parcela do seu tempo para observar sua realidade, seus recursos e
qual é o contexto social em que sua escola está inserida, o que a comunidade e
as famílias estão demandando da escola. Desta forma, seu tempo começa a ser
empregado no que realmente importa.
Aprenda a lidar com conflitos
sem sofrer
Já é sabido que intermediar conflitos e encerrá-los
da forma correta é crucial, mas, muitos desses conflitos que surgem
espontaneamente são questão inerentes ao seu cotidiano e podem ser resolvidos
por pessoas competentes da sua equipe. Tenha alguém capacitado e de sua
confiança que saiba resolver os conflitos mais comuns dentro da escola, isso
lhe ajudará a ganhar mais tempo e queimar alguns neurônios a menos. Caso
contrário, vai vestir a farda do gestor “bombeiro” e ficar apagando incêndios
todos os dias. Situações mais delicadas e que envolvem alguma decisão séria
precisarão da sua atenção, mas muitas situações rotineiras podem ser resolvidas
por alguém competente, liberando mais tempo para você aplicar onde importa.
Delegue, delegue e delegue
Para que o gestor consiga delegar ações rotineiras,
é fundamental investir na organização dos principais processos da escola. Como
já citamos, ter alguém que administre os conflitos mais recorrentes, também é
fundamental perceber como anda a comunicação interna e aperfeiçoar este
processo. Capacite, delegue e confie à equipe a execução de outras atividades
que também são frequentes. Elimine essas ações volumosas do seu quadro
operacional, apenas gerencie, tome conhecimento do que a sua equipe executa.
Se você conseguir de fato implementar estas três
estratégias de planejamento de tempo, perceberá que terá, de forma não
milagrosa, tempo para se dedicar a conflitos e problemas mais sérios, em ações
que podem promover o crescimento da escola, para transformar e inovar de verdade
a instituição, utilizando ações concretas e pensadas com antecedência, de forma
controlada
Josemary Morastoni - pedagoga,
especialista em formação de professores e Coaching Educacional, mestre e
doutoranda em Educação e diretora da Faculdade Positivo Londrina.
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