Você tem ou já pensou em ter um empreendimento próprio? Você sabia
que a maioria esmagadora das empesas brasileiras não sobrevivem aos cinco
primeiros anos? Em meio a tantas atividades, planilhas, planejamentos e
negociações, falta tempo para pensar em melhorias ou investimentos e sobram
medos e incertezas.
Para ajudar os “empreendedores de primeira viagem”, o especialista
em empreendedorismo Ricardo Pydd, professor da startup Kultivi (www.kultivi.com.br),
plataforma online de ensino gratuito, preparou uma lista com cinco dificuldades
bem comuns encontradas pelos brasileiros na hora de planejar e desenvolver um
negócio.
Gestão de pessoas: É inevitável que à medida em que a empresa cresce, o problema com
a gestão de funcionários também cresça. É preciso ter um bom time, com grandes
habilidades, para alcançar bons resultados. Além, claro, de ajustar
remuneração, benefícios e incentivos. “Em empresas maiores, também é importante
pensar no desenvolvimento de lideranças, capacitação de equipes, retenção de
funcionários e a motivação dos colaboradores”, comenta o especialista.
Gestão financeira: Esse problema provavelmente é o mais óbvio e recorrente de todos,
principalmente quando se trata de microempreendedores, ou novatos no ramo, que
não tem muito conhecimento sobre os processos. Assuntos como capital de giro,
fluxo de caixa, e planejamento orçamentário fazem parte do dia a dia de um
empreendedor. “Todo empreendedor terá que lidar com o financeiro, tributos e
impostos. Então, além de ser fundamental ter conhecimento de como isso
funciona, é necessário buscar ajuda de um profissional ou empresa capacitada”,
explica Ricardo Pydd.
Burocracia: Assim como a gestão financeira, é impossível fugir de processos
burocráticos, seja ao abrir uma empresa, contratar funcionários, negociar com
fornecedores, entre outras atividades. “Regulamentações trabalhistas, tributos,
processos e contratos são frequentemente alterados por conta de alterações na
legislação, e o empresário pode não conseguir acompanhar. Portanto, é
interessante aprender ou contratar alguém de confiança para fazer o trabalho”,
comenta.
Inovação: Para acompanhar os hábitos de consumo dos clientes, é importante
atualizar e aprimorar a comunicação. É importante estar atento às novidades,
desde que adequadas para o seu público e modelo de negócio.
Obtenção de Crédito: “O crescimento de uma empresa depende de investimentos de recursos
externos, e muitas vezes é difícil, principalmente, para o microempreendedor,
conseguir crédito em instituições bancárias”, afirma Ricardo Pydd. “Faltam
opções específicas para essa modalidade, além da burocracia e linhas de crédito
com taxas e prazos que sobrecarregam o capital da empresa”, completa.
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