Primeiros
dias de aula: como desbravar as fronteiras da escola
A inserção na escola pode ser
considerada a primeira experiência de vida social e cultural das crianças,
longe da presença constante de seus pais ou responsáveis. O espaço escolar é um
ambiente novo, com muitas coisas para conhecer e relações interpessoais a serem
desenvolvidas. Para crianças tão pequenas, trata-se de conhecer um lugar muito
diferente do que foi vivenciado até então.
Diante de tão grande desafio,
a forma como cada criança irá reagir é uma caixinha de surpresas. Os primeiros
dias de aula fazem com que elas comecem a utilizar o pouco conhecimento que já
adquiriram sobre as relações sociais. Algumas choram, outras podem demonstrar
atitudes agressivas, de isolamento. Outras gritam, mostram desespero. Porém,
algumas tiram de letra, demonstrando tranquilidade e confiança. Com tamanha
mudança, é compreensível que os pais também sofram. Cabe à escola, em parceria
com os pais, buscar recursos para amenizar o sofrimento durante a fase de
adaptação, tornando este período mais ameno, alegre e prazeroso. Isso é
possível!
É importante lembrar que cada
criança é única e a demanda deve ser atendida dentro de suas necessidades. O
diálogo com os professores e demais educadores da escola é fundamental, pois
garante a inserção no ambiente escolar dentro daquilo que ela é capaz de
enfrentar. Uma conversa prévia, de preferência antes do primeiro dia de aula
pode ser muito proveitosa. Neste momento, pais ou responsáveis podem contar um
pouco sobre a história de seus filhos, ajudando os professores a se planejar
para que saibam como agir com cada um de seus alunos. Ao mesmo tempo, essa
atitude garante a tranquilidade que os pais precisam para agir conforme as
orientações da escola.
Essa tranquilidade, por parte
dos responsáveis pelos pequenos, facilitará a chegada no ambiente escolar.
Visitar a escola antes do início das aulas, mostrando os espaços e
principalmente, deixando claro que a escolha também é motivo de muita alegria
para os pais, é um movimento interessante. A criança percebe facilmente quando
seus pais estão mais tranquilos e quando a escola está pronta para recebê-la.
Levar a criança para que
participe da compra dos materiais, experimente o uniforme, escolha a lancheira
e a mochila são movimentos facilitadores para o inicio da formação de vínculos,
tão fundamental para uma vida escolar de sucesso. Poucos dias antes do início
das aulas, é importante conversar de uma forma simples e direta, contando que
escolheram a escola com muito carinho e que ela vai se divertir, fazer novos
amigos, conhecer novas brincadeiras e que os professores estarão sempre a
ajudando. Mesmo as crianças muito pequenas precisam participar deste diálogo,
para que se sintam acolhidas e seguras.
Falem apenas o que o filho precisa
saber, evitando causar-lhe ansiedade.
Ressaltem que ao final do período
voltarão para buscá-lo.
Mesmo diante de toda a
preparação, quando o primeiro dia de aula chegar, as crianças que até o momento
mostraram-se alegres, podem reagir com insegurança. Nesse momento, a
determinação dos pais é de fundamental importância. Combinem com os professores
qual será o tempo de permanência das crianças em sala de aula, sendo que não
precisam ficar o período inteiro desde o primeiro dia.
É importante deixar um espaço
de tempo, conforme a necessidade de cada criança, para que os professores se
aproximem e comecem a criar vínculos. Quando os pais permanecem todo o tempo
junto, com a criança no colo, os adultos da escola têm mais dificuldade
para iniciar estas relações. E quando eles voltam para a sala de aula cada
vez que os filhos choram, eles percebem que conseguem a atenção que desejam
para ter os pais ao seu lado, o que torna este momento mais estendido. A
frequência diária também é muito importante, evitando faltas ou atrasos, para
que a criança comece a perceber a rotina da qual fará parte e,
consequentemente, sinta-se segura como alguém que faz parte deste espaço.
Não existe um tempo padrão
para o período de inserção/adaptação da criança na escola. Algumas ficam bem
desde o primeiro dia, outras começam bem e passadas as novidades dos primeiros
dias começam a chorar, algumas choram por uma ou duas semanas e outras levam um
tempo maior para se tranquilizarem. Mais uma vez, o diálogo com os professores
se faz importante para que combinem diariamente qual vai ser o próximo passo,
levando em consideração a disposição e a necessidade de cada um. Por último,
lembre-se que chorar não significa que a criança não goste da escola, mas sim
que está se adaptando a um mundinho novo que lhe trará muitas aprendizagens e
alegrias futuramente.
Ana Paula Detzel -
coordenadora de segmento da Educação Infantil e do Primeiro Ano do Ensino
Fundamental do Colégio Marista Santa Maria.
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sábado, 16 de fevereiro de 2019
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