Modalidade de estudos combina o melhor do
ensino tradicional com os modernos recursos da educação a distância
“O semipresencial, também chamado de ensino híbrido ou blended learning, é a maior tendência educacional para os próximos anos. É uma forma de trazer para a educação superior a maneira de estudar que já está incorporada na nossa sociedade”, defende Benhur Gaio, reitor do Centro Universitário Internacional Uninter.
Quem tem acesso à internet, principalmente jovens e nativos digitais, está habituado a pesquisar na rede os assuntos pelos quais se interessa. Então discute seus achados com os outros – família, amigos, colegas e professores. “Por que não levar essa forma de aprender para os cursos universitários?”, questiona Gaio.
A Uninter oferece a modalidade semipresencial desde 2014 para moradores de Curitiba e Região Metropolitana. Em 2018, o Ministério da Educação (MEC) facilitou o semipresencial na educação superior, pois possibilitou a oferta de até 40% da carga horária à distância desde o início do curso, desde que a atenda a Portaria nº 1.428/2018.
“As novas regras facilitaram a abertura de cursos semipresenciais para todas as instituições de ensino. Com o aumento do ensino híbrido, toda a sociedade se beneficia, posto que há uma quebra de preconceitos”, defende Gaio. Segundo ele, algumas pessoas acreditam que os cursos presenciais são melhores ou têm mais valor, o que não se comprova na prática.
Por dentro do ensino híbrido
Ao fazer a matrícula em um curso semipresencial, o estudante é informado de antemão qual será a frequência e horário das aulas. Dessa forma, pode planejar sua rotina com equilíbrio da vida profissional, pessoal e acadêmica.
Os cursos semipresenciais têm parte de sua matéria ministrada em sala de aula e parte ofertada em um Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA), sempre com apoio de materiais didáticos. O estudante explora o conteúdo on-line de forma independente, de acordo com seu ritmo de aprendizado, e depois troca o que aprendeu com os colegas e professores.
Esse processo de estudar primeiro e depois levantar dúvidas e observações, nos encontros presenciais, é chamado de “sala de aula invertida”. É um formato oposto do tradicional, em que o professor oferece o primeiro contato do estudante com o conhecimento por meio de aulas expositivas.
A grande vantagem da inversão, aponta Gaio, é valer-se do tempo em sala de aula para sanar dúvidas e aprofundar o conhecimento, ao invés de usá-lo para a exposição inicial da disciplina. “Os estudantes tiram melhor proveito do tempo e da maestria do professor ao abordá-lo com questões mais profundas, com preparo anterior à aula. Valorizamos, assim, o trabalho de nossos docentes e o esforço de nossos estudantes”, coloca.
O valor da mensalidade também costuma ser menor do que a dos cursos correlatos presenciais – embora um pouco mais alto comparado com a EAD.
Avaliando um curso semipresencial
Por serem relativamente novos, os cursos híbridos merecem uma atenção especial dos estudantes que estão cogitando adentrar nesse mundo. Além de ponderar sobre pontos já conhecidos, como qualidade da instituição de ensino, do corpo docente e da grade curricular, os estudantes devem estar atentos a outras duas questões:
1. Qualidade do AVA
“Solicite à instituição de ensino para ver como funciona o Ambiente Virtual, teste e navegue livremente por ele. Veja se gosta e se adapta, mas principalmente se não há falhas técnicas que podem comprometer seus estudos”, aconselha Gaio.
O reitor explica que o desenvolvimento de um bom AVA demanda investimento financeiro, tempo e acompanhamento constante por parte dos estabelecimentos. Porém, muitas empresas passam por essa etapa às pressas e os estudantes devem estar atentos no momento da matrícula, para não saírem prejudicados.
2. Localização do campus
Mesmo que a frequência das aulas seja menor, os estudantes do semi passarão um bom tempo em sala de aula. Por isso, Gaio recomenda que visitem o campus, verifiquem se está em um local acessível e quais são as linhas de ônibus que o conectam com o restante da cidade.
“Um dos pontos do semipresencial é reduzir o estresse de deslocamento dos estudantes. Isso não se aplica se o campus for de difícil acesso”, defende.
Semipresencial, presencial ou EAD?
Cada modalidade de ensino tem seus pontos fortes e fracos, mas cabe ao estudante escolher qual é a que melhor se encaixa em sua rotina. Para isso, o reitor ressalta o seguinte quadro de comparações:
|
Presencial |
EAD |
Semipresencial |
Professor |
Expõe conhecimentos e tira
dúvidas |
Expõe conhecimentos e tira
dúvidas |
Atua como questionador e
intermediador |
Sala de aula |
Serve para exposição do
conhecimento em aulas e aplicação de provas |
Apenas para aplicação de
provas e encontros eventuais de tutoria |
É “invertida”, pois
estudantes navegam pelo conteúdo antes das aulas |
Material de estudo |
Livros didáticos e aulas
expositivas presenciais |
Livros didáticos e aulas no
AVA |
Livros didáticos, aulas no
AVA e aulas presenciais |
Ritmo de
aprendizado |
Estabelecido pelo professor
e pela estrutura das aulas |
Inteiramente estabelecido
pelo aluno |
Majoritariamente
estabelecido pelo aluno, parcialmente moldado pelas aulas |
Frequência na
instituição de ensino |
Diária ou em quase todos os
dias úteis do ano letivo |
Apenas para fazer provas ou
encontros de tutoria, que são opcionais |
Uma ou duas vezes por
semana |
Valor do curso |
Mais alto |
Mais baixo |
Intermediário |
Grupo UNINTER
uninter.com
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