Com
a comemoração do Dia dos Pais se aproximando, a expectativa de qualquer
varejista é a de vender mais. E, de acordo com pesquisa divulgada pela
FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviço e Turismo do Estado de São
Paulo), no dia 02 de agosto, o comércio varejista tem a expectativa de crescer
4% no mês em relação ao mesmo período do ano passado.
A
pesquisa mostrou também que mesmo com a expectativa de crescimento, o volume de
vendas ainda é inferior ao de outras datas como Dia das Mães e Natal, já que
agosto é considerado um dos meses mais fracos do segundo semestre para o
varejo, pois é o mês subsequente às férias escolares, onde o consumidor acaba
gastando mais com viagens e outras atividades.
E
como atrair a atenção do consumidor em período de datas comemorativas é um dos
principais pontos de atenção de um profissional de vendas. No entanto, uma
questão muito comum nessa área é: como fazer para que os consumidores não saiam
correndo do seu negócio?
Trabalhar com pessoas exige
delicadeza e algumas medidas e cuidados são essenciais para obter sucesso na
área. Para isso, é necessário, primeiramente, saber que para vender é preciso
ir muito além de uma conversa superficial.
Falta de empatia: É um grande problema. Crie identificação com o
comprador e transmita boa impressão. Cuide da aparência e aja de acordo com o
perfil de cada cliente para inspirar as compras. As pessoas têm tendência em
confiar e se relacionar com quem possui algo em comum com elas.
Não seja muito
invasivo: Pergunte, mas também saiba
ouvir. Fuja do monólogo, busque sempre o diálogo e nunca se esqueça de que
cautela é essencial. Entenda o que o cliente quer e trabalhe para resolver os
seus problemas. Lembre-se que o vendedor é um solucionador e ajuda quem o
procura a suprir necessidades e realizar sonhos.
Fuja dos clichês: Utilizados pelos vendedores, ao contrário do
sucesso, jargões, exageros, mentiras ou falar demais podem atrapalhar a
negociação. A sinceridade é muito mais bem vista e aceita pelos clientes do que
uma simpatia exagerada, que soa como falsidade. Portanto, saiba usá-la
moderadamente.
Despreparo e a insegurança: Atrapalham a
credibilidade do profissional. Estude sempre e busque profissionalização.
Mantenha-se informado sobre os produtos que vende e os mercados nos quais estão
inseridos, participe de palestras e cursos preparatórios, leia obras
importantes na área e fique antenado às tendências e acontecimentos.
Mário Rodrigues -
diretor do Instituto Brasileiro de Vendas (IBVendas)
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