Pense no que define o valor de algo, certamente
veio em sua mente o quão raro seria isso, e tem razão. Tudo que tem alto valor
agregado vem acompanhado de certa exclusividade e raridade. Pois bem, partindo
desse raciocínio, pense no valor do tempo, quanto valeria uma hora, por
exemplo, para quem precisa dar um abraço naquela pessoa querida, num hospital,
pessoa que infelizmente já não possui tanto tempo disponível assim.
No cotidiano profissional, o tempo certamente se
consolidou como um dos principais ativos, ele é valioso, por meio dele se
define quem toma a decisão correta na hora certa, o chamado "passo a
frente", mas também define quem fica para trás por não ter priorizado o
que era de fato relevante ou por ter tomado a decisão correta em momento
inapropriado.
Mesmo em meio a erros, algo que faz parte do
cotidiano de profissionais e empresas dos mais variados portes e segmentos,
restará oportunidades em novas decisões que surgirão e poderão ser até mais
importantes futuramente. No entanto, o fato é que o tempo perdido trata-se de
algo que não se recupera. Quando isso ocorre, cabe apenas olhar para frente,
focado em gerir melhor, definindo o que de fato é relevante, qualificando e
valorizando riscos e oportunidades relacionados a cada uma das ações.
Para isso, existe uma ferramenta chamada plano de
ações, algo que deve ocupar papel de destaque para qualquer profissional e
empresa. Essa ferramenta funciona como roteiro para chegar ao destino desejado.
Uma das maiores dificuldades sem sombras de dúvidas é gerenciar o que fazer e
os respectivos prazos, e este é o melhor caminho para facilitar o seu dia a dia
no mundo dos negócios.
O primeiro passo seria definir em linhas gerais
quais são as ações que devem ser realizadas. Por exemplo, o que precisa ser
feito, em quanto tempo, custos envolvidos, quem será responsável e como deverá
ser feito. Linhas gerais, mantendo a coerência com o que realmente pode ser
feito, claro. Neste momento, definir ações incoerentes apenas tomará tempo e
recursos.
Segundo passo, divida grandes objetivos em
atividades menores, as quais individualmente servirão como etapas no caminho
até os grandes objetivos planejados. Assim, você distribui melhor suas energias
e expectativas, além de proporcionar maior flexibilidade para corrigir ou
aprimorar cada uma das etapas que serão gradativamente realizadas.
A definição dos prazos é algo essencial, uma vez
que prazos demasiadamente curtos produzirão sensação de que o plano de ações é
algo fictício, além do sentimento de incapacidade. Prazos muito longos tornam
seu plano de ações procrastinador, o que não se traduz em benefícios. Defina
prazos reais, conforme a características de cada uma das atividades
estabelecidas.
Os recursos para execução de cada uma das
atividades que fizer constar no plano de ações deve ter uma relação de custo e
benefício coerente. Por este motivo, avaliar quais serão os custos sob o ponto
de vista de quem espera que resultados proporcionem retorno em qualidade,
segurança, receita, lucro, valorização da marca. Jamais dedique recursos que
não proporcionem benefícios verificáveis nos seus processos.
Por fim, caso possua uma empresa ou equipe, avalie
o responsável pela execução de cada uma das atividades. Avalie a capacidade de
quem pretende delegar. Por exemplo, avalie se o responsável está capacitado, se
já executou essa atividade antes. Considere a possibilidade de algum imprevisto
ocorrer, avalie se tal pessoa está apta para resolver e dar a sequência.
Portanto, gerir o tempo é uma questão de
planejamento e controle, dedicar parte do tempo para estabelecer um coerente
plano de ações nos moldes apresentados, agregará exclusividade e raridade em
seus produtos e serviços, entenda que o tempo é precioso e por isso merece ser
valorizado como tal.
Dante
Farias - especialista é administrador
de empresas, consultor e conselheiro empresarial, tendo atuado fortemente por
mais de quinze anos no segmento industrial Brasileiro e também nas áreas de
consultoria no Brasil e alguns países da América do sul. Possui também
pós-graduação em auditoria e controle gerencial pela Universidade Federal de
Goiás, além de diversos cursos pelas mais renomadas instituições do mundo com
foco em auditoria interna operacional e gerenciamento de riscos empresariais.
Atualmente encontra-se mergulhado na cultura dos Estados Unidos, estudando o
mercado e compreendendo aspectos daquele país que dita regras e apresenta as
tendências no mundo dos negócios. bp-businessprojects@outlook.com
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