Pesquisar no Blog

quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Dobra o número de idosos que acessam a internet, segundo pesquisa



 Para especialista, o contato com as redes sociais e as aulas de informática oferecem diversos benefícios para as pessoas na terceira idade


Um estudo realizado pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação indicou que o número de idosos utilizando a internet subiu de 8% para 19% entre 2012 e 2016. Essa grande inclusão digital na terceira idade traz diversas vantagens psicossociais para os idosos, conforme explica Paulo Greven, gerontólogo do Solar Ville Garaude. "A tecnologia ajuda a combater um possível afastamento social e aumenta as atribuições e compromissos do idoso, que seriam reduzidos com a chegada da idade. Por conta disso, internet melhora também os seus processos intelectuais."

Além de manter o bem-estar psicossocial, as aulas de informática – como as que ocorrem no Solar Ville Garaude – tem um papel relevante para a manutenção da memória e da cognição dos idosos, que tendem a ficar prejudicadas com o tempo. "Aulas de informática contribuem muito para manter ativas as conexões neuronais, e até mesmo, para renovar conexões que poderiam estar enfraquecidas", ressalta Greven.


Dificuldade e resistência

Apesar de todos os pontos positivos, muitos idosos ainda apresentam uma certa resistência no contato com a internet e com as redes sociais. Para Paulo Greven, essa relutância tem muito mais a ver com a dificuldade de compreender esses processos tecnológicos, do que resistência em si. " É preciso ter persistência para vencer a dificuldade de mergulhar e compreender o funcionamento da informática e, dessa forma, tornar esse contato mais natural, como para os mais jovens", afirma.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados