Coordenadores, professores e alunos sentem
a tensão da reta final do ano letivo; Tania Fontolan, diretora do Programa
Semente, afirma que domínios socioemocionais são grandes aliados nesse momento
É um consenso nas escolas: o segundo semestre passa
voando! Os meses à frente são marcados pela pressão em todos os níveis da
estrutura escolar. Enquanto os coordenadores têm de apresentar resultados, os
professores precisam dar conta do conteúdo e conduzir outras atividades, como
feiras de ciências e provas de recuperação. Por sua vez, os alunos enfrentam os
desafios de manter boas notas, recuperar as ruins, e, no caso do Ensino Médio,
estudar para o vestibular.
O furacão que invade os colégios pode ser melhor
administrado quando os domínios socioemocionais são colocados em prática. Para
Tania Fontolan, diretora-geral do Programa Semente - metodologia que desenvolve
a aprendizagem socioemocional em escolas brasileiras, a tomada de decisões
responsáveis é essencial no planejamento. Assim, é válido aproveitar
experiências de anos anteriores para reforçar o que deu certo e ajustar o que
não funcionou.
“Parece óbvio, mas na ansiedade muitas pessoas se
atrapalham na hora de planejar os próximos passos e utilizam pouco a boa
experiência acumulada. Tomamos decisões melhores quando conseguimos considerar
mais variáveis simultaneamente. Avaliar o que já vivemos é fundamental nesse processo”,
ensina a educadora.
Após o planejamento, é hora de manter o foco e
cumprir as metas. “Dificuldades e intercorrências acontecem. A palavra-chave é
equilíbrio”, avalia Tania, que lembra a importância da resiliência para não
desistir diante das dificuldades. “Por outro lado, às vezes é necessário
reavaliar a situação para não insistir indefinidamente em estratégias que estão
se mostrando inadequadas. Perseverança e teimosia são coisas diferentes”,
adverte.
Para os alunos que irão prestar processos seletivos
como o Enem e os vestibulares, é aconselhável que usem os meses que seguem para
desenvolver estratégias para lidar com a pressão do momento. Técnicas de
respiração podem ajudar no controle da ansiedade, por exemplo. “Assim, a
preparação conceitual não será sobrepujada pelo desequilíbrio emocional.”
Em meio ao momento turbulento da reta final do ano
letivo, colocar em prática o que já se aprendeu sobre as habilidades
socioemocionais é um poderoso instrumento de auxílio no cumprimento dos
compromissos. Isso serve tanto para o corpo docente quanto para os estudantes.
Afinal, o equilíbrio emocional é competência essencial para todo ser humano.
Programa Semente
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