Chamado como turnover na área de recursos humanos,
o termo destaca a baixa ou alta rotatividade de funcionários na dinâmica de uma
empresa. De forma direta, a boa gestão do turnover caracteriza a não estagnação
da empresa, assim como o desenvolvimento de fluxo de trabalho qualificado e
positivo. Dependendo da organização, um percentual alto de rotatividade
significa que há algo errado na administração da empresa. Mas afinal, como se
evita a rotatividade de funcionários?
Em franquias, em que o time de colaboradores tende
a ser menor, essa preocupação é ainda mais evidente. O ramo de franquias tem
tido um saldo positivo na geração de novos empregos. Segundo a ABF –
(Associação Brasileira de Franchising), nesse 1° trimestre de 2018, houve o
acréscimo de 0,9% de novos empregos, com projeção de 3% de crescimento até o
fim do ano.
Alguns segmentos que não carecem de uma força de
trabalho com experiência têm se apresentado como porta de entrada para pessoas
sem ampla qualificação. É o caso das franquias de lavanderias, que formam os
profissionais com treinamentos internos. Inclusive, é na qualificação interna
que está o segredo para evitar a alta rotatividade e manter o fluxo. Em
lavanderias, é importante que todos os envolvidos conheçam todo o processo, a
partir de treinamentos regulares. Dessa forma, se for necessária, a
substituição de profissionais ocorrerá de maneira natural, sem impactos na
operação.
O clima organizacional é um dos principais fatores
a causar o turnover, segundo especialistas de recursos humanos. Trata-se de um
indicador que interfere diretamente no desenvolvimento e nos resultados das
atividades, já que implica na motivação do colaborador. E, para ter
produtividade e se sentir valorizado, o funcionário precisa ser reconhecido.
E como demonstrar reconhecimento? Listo abaixo
cinco passos:
1- Treinamentos. Nunca
pare de treinar a equipe e, se possível, faça coaching individual e coletivo.
Isso demonstra valorização profissional e a importância da qualificação de cada
um.
2- Metas. Dê exemplos, estabeleça metas
individuais e reconheça o cumprimento de metas, seja com bonificações ou
elogios públicos. Desafie-os, envolva-os no seu negócio e deixe muito claro o
quanto o ownership (ou dor de dono) é importante dentro do seu
sistema organizacional.
3- Liderança. A presença
da figura do líder também é importante, não o líder “carrasco”, mas o líder que
os colaboradores se espelhem. Como um entusiasta do franchising, percebi que um
dos maiores erros e motivos de resultados negativos de lojas é o franqueado
achar que, por está comprando um negócio em que já exista um know how
pré-estabelecido, ele pode acompanhar o negócio de longe ou delegá-lo a pessoas
despreparadas.
4- Informação. O grande
segredo é passar a informação adiante. Muitos empresários retêm ao máximo a
informação com medo de que, no futuro, um ex-funcionário leve-a para a
concorrência. E com isso passa uma vida desmotivando o time e estimulando
resultados negativos para a empresa. Forme talentos e eles estarão sempre com
você. Acredite nisso!
5- Empatia. Elogie e reprima na dose
certa. Nunca deixe de fazer nem um, nem outro e não procrastine. Aprendi uma
coisa legal, que mantenho comigo como regra: sempre que for reprimir, orientar
ou mostrar algo “negativo” para algum colaborador, o faça em particular e
usando uma regra chamada “PNP” (positivo, negativo, positivo). Inicie o diálogo
enaltecendo algo de positivo daquele colaborador, encaixe o enfoque desejado de
orientação de melhoria (ponto negativo que precisa ser modificado) e finalize
enaltecendo novamente outro ponto positivo. Desta maneira, provavelmente, o
colaborador irá assimilar melhor onde ele deve melhorar, sem desanimar.
Coloque-se no lugar dele e pense como você se sentiria ao ouvir o que você
deseja dizer e da maneira que pretende fazê-lo.
Lidar com o turnover será sempre um desafio a ser
atingido pouco a pouco nas pequenas ou grandes organizações. O ponto inicial
está em não deixar a estagnação atingir o empreendimento, pois o fluxo de
entrada de funcionários pode significar, principalmente, o crescimento da
empresa. A questão é quando o fluxo de saída envolve a baixa aceitação do
lugar. Esse é o ponto preocupante e que deve ser evitado a qualquer custo. E,
caso ocorra, é necessário tomar medidas de mudança de clima, criando elementos
de motivação imediatamente. Só assim o negócio poderá prosperar.
Fernando Azevedo Filho - franqueado da Quality
Lavanderia há cinco anos, com experiência em gestão de grandes empresas.
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