Pesquisar no Blog

domingo, 8 de abril de 2018

Identifique problemas no seu chuveiro com dicas de profissional


 Eletricista ensina como ficar alerta para evitar e reparar danos elétricos


O outono tem início no mês de março e junto com ele começam a aparecer os problemas com o chuveiro. Isso é comum porque as pessoas querem tomar banhos mais quentes nessa estação e acabam forçando mais a resistência. Segundo o eletricista Marcos de Biasi, que atende pelo GetNinjas, esse é apenas um dos problemas que chuveiros elétricos costumam apresentar.

Para prevenir essa e outras situações, que podem ser agravadas pelo mau uso do chuveiro, o eletricista levantou os principais problemas e dúvidas dos clientes que procuram por ele. Biasi ensina como evitar essas situações ou identificá-las de maneira correta para que um especialista possa resolver.


Situações-problema

Liberação de fumaça

O primeiro passo a seguir nesses casos é desligar a chave geral e identificar a origem da fumaça. Na maioria das vezes, esse problema é ocasionado por má conexão da emenda da rede elétrica com o chuveiro. 

Dica: Sempre utilize o conector obrigatório que aparece no manual de instalações e nunca o substitua por uma fita isolante, já que ela é o primeiro item que queima. Por isso, surge aquele cheiro forte de plástico queimado.


Ligar o chuveiro derruba a energia da casa
 
Isso provavelmente não vem acontecendo desde sempre, mas deve ter iniciado após a troca do chuveiro por um mais forte. Antigamente, os chuveiros tinham em média de 4 a 5 mil watts, mas hoje já estão chegando a 7500 watts.

Dica: Nunca troque um chuveiro sem antes realizar a troca do disjuntor e da fiação. Ao fazer isso, você acaba agindo irregularmente, pois o novo chuveiro não aguenta receber o dobro da resistência sem a adequação necessária.


A água para de esquentar

Geralmente este problema está ligado ao disjuntor, portanto confira se ele não caiu.

Dica: Evite fechar demais a torneira para a água ficar mais quente. Esse hábito provoca um superaquecimento da resistência e, consequente queda da chave geral. Porém, se o disjuntor não tiver caído é porque a resistência queimou. Nesse caso, a solução é trocá-la.


Resistência queimada

Para a troca da resistência, é importante se atentar à voltagem correta, de acordo com o chuveiro, para que tanto a potência quanto a tensão sejam corretas.

Dica: A própria embalagem da resistência ensina a realizar a troca. É simples.


Dúvidas Frequentes
 
Posso ligar chuveiro de 220v no 110v?

A resposta é não, já que o chuveiro não vai aquecer nessa condição.
Dica: Tome muito cuidado com o procedimento ao contrário. Ligar um chuveiro 110v na rede 220v vai queimá-lo na hora.


Como descobrir a voltagem da minha casa para ligar o meu chuveiro?

Existem vários tipos de medidores, até mesmo para o uso doméstico. Eles são facilmente encontrados em lojas de materiais elétricos ou de materiais de construção.

Dica: Para leitura do indicador da voltagem basta a identificação corretas das luzes - uma luz acesa é 110v e duas luzes 220v.

Confira essa e outras dicas dos profissionais no canal GetDicas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados