Pesquisa mostra insatisfação de idosos com
a falta de atendimento exclusivo e oferta de produtos alinhados com suas necessidades.
Propaganda de cosméticos gera
frustração.
A expectativa de vida
no Brasil vem aumentando, de acordo com o último censo do IBGE. Uma das
consequências da longevidade é o aumento do consumo de itens de cuidado pessoal
e maior busca por qualidade de vida.
Partindo deste ponto
de vista, um equívoco das marcas seria focar prioritariamente no público jovem,
cujo perfil está tradicionalmente associado ao consumo mais acentuado, deixando
de lado as outras faixas etárias. O Mundo do Marketing, REDS e eCGlobal
organizaram uma pesquisa em parceria para identificar o potencial de consumo da
terceira idade no setor de beleza. De acordo com 13% dos entrevistados, as
reclamações que tiveram mais destaque foram: a falta de lojas com roupas para
terceira idade, de aparelhos celulares com telas maiores e de opções de locais
para diversão e lazer.
Na questão de
atendimento, 70% dos idosos acreditam que é necessário haver melhorias - três a
cada 10 percebem que os rótulos devem ser mais fáceis de serem lidos. Segundo a
pesquisa, 6 em cada 10 mulheres com mais de 55 anos de idade mostram
insatisfação com a sua aparência e não se sentem representados pela publicidade
de cosméticos. Reclamam da falta de oferta de produtos pensados para suas
necessidades, bem como de atendimento exclusivo. A Região Nordeste é a campeã
na realização de procedimentos nos cabelos entre essas mulheres (58% fazem
intervenções capilares).
Sendo assim, o estudo serviu para
identificar os perfis presentes neste público, formas de compra, uso de
tecnologia e os potenciais de mercado. Estas constatações deram origem a uma
comunidade de pesquisa da eCGlobal, que ajuda no engajamento das marcas e dos
consumidores. São criadas conversas de forma espontânea onde ambas as partes,
marca e consumidor, são ouvidas, gerando um bom resultado na interação. Esse
incentivo de diálogo gera benefícios para os consumidores, que podem ganhar
medalhas e eCPoints, que são moedas virtuais e podem ser trocadas por produtos
na loja online da eCGlobal.
www.mundodomarketing.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário