Pesquisar no Blog

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Pule o inchaço e o cansaço das pernas neste carnaval



Calçados apertados, banhos muito quentes, descanso de menos, alimentação inadequada, ingestão de álcool estão entre os principais fatores que causam desconforto nas pernas. A Dra. Rebeca Nadaluti, farmacêutica especialista em cosméticos da Legrand, ensina medidas simples para prolongar a sua diversão até o último minuto


Uma das festividades mais aguardadas do ano exige disposição de sobra para não se deixar abater pelo cansaço. Pernas e pés são bastante exigidos durante a maratona de folia no sambódromo, atrás de um trio elétrico, na rua em bloquinhos ou dançando no salão. Quem sofre com problemas de circulação é ainda mais afetado pelo desconforto conhecido como ´Pernas Cansadas, especialmente em dias de temperatura elevadas, como é o período em que o Carnaval acontece. “Temperaturas mais altas favorecem a dilatação das veias das pernas, o que significa que elas terão que ‘lutar’ para bombear o sangue de volta para o coração. Essa dificuldade no retorno venoso propicia a formação de edema e, consequentemente, a sensação de dor e cansaço nas pernas”, explica Dra. Rebeca Nadaluti, farmacêutica especialista em cosméticos da Legrand.

Medidas simples são capazes de prolongar a sua diversão e pular o Carnaval até o último minuto, sem que nenhum desconforto atrapalhe e, de quebra auxiliam na voltar à rotina pós-festa:

-Para amenizar o inchaço nas pernas, a principal orientação é repousar com as pernas para cima. “Isso faz com que o sangue e a linfa retornarem para o coração com mais facilidade, evitando que a água fique acumulada nas pernas”, ensina Rebeca Nadaluti. 

-Realizar pelo menos 30 minutos de exercício diariamente ajuda o retorno do sangue ao coração. Uma simples caminhada ou corrida se encaixam na rotina de qualquer um, até mesmo durante o período de folia!

-Atenção à temperatura do banho: ela não deve ultrapassar 34°C para não comprometer a circulação. Para finalizar o banho, invista em um jato de água fria, começando dos tornozelos em direção às coxas, para energizar o retorno venoso.

-Bebidas ricas em antioxidantes como o chá verde protegem os vasos sanguíneos e encorajam a circulação. Priorize as fibras e vitaminas encontradas nas frutas e vegetais na alimentação e mantenha-se hidratado.

-Diferentemente do que se imagina, o sódio não está apenas presente no sal de cozinha, mas também está nos doces, principalmente nos produtos industrializados, congelados, enlatados, sopas e macarrões instantâneos e refrigerantes (inclusive nas versões diet, light e zero). “Quando consumimos alimentos ricos em sódio, a absorção de água pelos rins se intensifica. Ao ingerirmos mais líquidos, a pressão do sangue aumenta e, consequentemente, há o extravasamento deles para o espaço entre as células”, destaca a profissional da Legrand.

-Se beber, não descuide! O álcool tem efeito vasodilatador, dificultando o caminho do sangue de volta ao coração. Por isso, aproveite com moderação.

-Cremes com ativos derivados de vegetais e benefícios comprovados suavizam a sensação de peso nas pernas e também melhoram o tônus muscular já que estimulam a circulação e a produção de fibras de sustentação. “Extrato de arnica, castanha-da-Índia e os exóticos e eficazes Astragalus, Gilbardeira e Vara-de-ouro, associados ao mentol, são alguns dos ingredientes que devem estar presentes no seu cosmético para aliviar o desconforto”, sinaliza Rebeca, que indica o creme Pernas Cansados, da Everbe, marca de dermocosméticos do grupo farmacêutico Legrand Pharma, para essa finalidade.

-Evite usar sapatos que apertem o peito do pé, um ponto chave para o retorno venoso. Sandálias muito planas, que esticam a panturrilha e impedem o músculo de contrair ativamente, também comprometem a circulação ideal do sangue.

-Cuidado com a exposição solar. Não deixe pernas e pés sob o sol por muito tempo a fim de não dilatar as veias. Para a depilação, opte por outros métodos que não a utilização de ceras quentes pelo mesmo motivo apontado anteriormente.

-Ficar parado na mesma posição, seja em pé ou sentado por muito tempo, prejudica a anatomia das veias, dificultando o retorno venoso, o que pode fazer o corpo inchar.

-O estresse não rende apenas rugas! Quando nossos nervos estão à flor da pele, o nível do hormônio responsável pela retenção do líquido aumenta, juntamente ao inchaço e a sensação de cansaço.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados