Pesquisar no Blog

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Como distrair crianças pequenas durante uma viagem no feriado?



A pediatra Dra. Ana Laura Kawasaka, do Saúde4Kids, dá sugestões para divertir os bebês e garantir a tranquilidade durante o passeio


Feriado prolongado, como o Carnaval, sempre é um incentivo para as famílias aproveitarem os dias e passearem. Mas as longas viagens com crianças pequenas podem se tornar desgastantes, especialmente com os menores de dois anos. Nessa idade, eles ainda não conseguem se entreter com atividades como colorir, desenhar ou ler, e rapidamente perdem o interesse pelas brincadeiras, levando os pais a buscarem apoio em tablets e celulares. Para evitar o uso extrapolado de eletrônicos, a pediatra e cardiologista infantil Dra. Ana Laura Kawasaka, do Portal Saúde4Kids, sugere algumas opções que vão entreter os pequenos. São elas:


-Tirar e colocar: um pote de plástico com algo dentro -bloquinhos, canudos, potes menores-, para o movimento de tirar e colocar de volta, pode ser uma boa ideia. Nessa mesma proposta, um copo de plástico também é uma opção bacana, e até o saquinho de vômito do avião pode servir.

-Empilhar: copos e blocos para empilhar transformam-se em brinquedos que fazem sucesso com os pequenos. Dê preferência àqueles com tamanhos diferentes, que são guardados um dentro do outro, pois ocupam menos espaço na bolsa.

-Música: para as viagens de carro, brinquedos que tocam música também agradam muito os bebês. Assim como aqueles com luzes, que prendem a atenção dos pequenininhos. 

-Rasgar: essa dica faz um pouco de sujeira, mas funciona bem. É comum acontecer de crianças com idade por volta de um ano pegarem o papel higiênico ou revistas para rasgar em pequenos pedaços. E se divertem muito.

-Imitação: nessa idade, eles adoram imitar os adultos. Colocar e tirar os óculos de sol do rosto dos bebês, por exemplo, revezando com os papais ou cuidadores, é uma brincadeira que sempre agrada. 

-Puxar e grudar: blocos de post-it ou tags coloridas e marcadoras de livro são ótimas opções. É uma diversão e tanto para os pequenos que adoram descolar as folhas do bloco e grudar no banco, na roupa, na mesinha do avião e por todos os lados, sem deixar cola. Só precisa tomar cuidado para não colocarem na boca.

-Livros: os preferidos são aqueles de atividades (livros sensoriais ou quiet books) e com janelinhas de abrir (brinque-books).

-Dedoches: as crianças adoram colocar nos próprios dedos e podem se divertir com histórias contadas pelos pais, usando os personagens.

-DVD e aplicativos: esses também são sucesso garantido, mas vale ressaltar que o uso de tecnologia é um tipo de atividade não indicada para menores de 1 ano e meio, conforme recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria.

“O que eles querem mesmo é se movimentar e usar as habilidades recentemente adquiridas. Tudo é novidade e são os pais e irmãozinhos os responsáveis por ajudar nas descobertas a todo o momento”, ressalta a Dra. Ana Laura. Segundo a pediatra, a interação é sempre a melhor proposta nessas e em todas as ocasiões. Incentivar os pequenos a descobrirem o mundo em volta e a experimentar sensações novas.






Dra. Ana Laura Kawasaka é médica formada pela Universidade Estadual Paulista –UNESP-; pediatra pela Universidade de São Paulo –USP-; cardiologista infantil pelo Incor-Universidade de São Paulo; com títulos de especialista em pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria e, em cardiologia infantil, pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. Além de mamãe da Clara.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados