Pesquisar no Blog

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

O que fazer para economizar combustível?



A maneira de dirigir influência diretamente no consumo de combustível. Saiba quais as outras atitudes que um motorista deve tomar para poupar dinheiro.


Não existe milagre. Através da conciliação de algumas práticas é possível economizar combustível. Dirigir de maneira correta é a primeira atitude que deve ser tomada. Estar com a manutenção em dia e escolher com cautela o combustível na hora de abastecer são ações que, se conciliadas com a forma de dirigir, fazem o motorista poupar dinheiro nas próximas paradas em um posto. O presidente da ANFRAVIST (Associação Nacional dos Franqueadores de Vistorias) e especialista em vistoria veicular Beto Reis, da Rede Super Visão Vistorias Automotivas dá dicas do que fazer.

Se o veículo tiver câmbio manual é essencial que o motorista saiba identificar o momento certo da troca de marcha. O ideal é evitar a marcha de velocidade em subidas e aumentá-la antes do motor gritar de esforço. “O motor se manifesta de uma forma única, facilitando a identificação da troca de marcha. Se a pessoa transita com a marcha incorreta, com certeza o aumento do consumo de combustível não será o único problema, pois o motor será forçado e poderá ser danificado ao longo do tempo”, afirma Reis.

Motorista que troca a marcha em alta rotação num veículo manual tende a gastar mais dinheiro. As próprias montadoras indicam a troca em baixa rotação. O mesmo acontece em veículos automatizados ou semi-automáticos, ainda que a embreagem seja controlada por um sistema eletrônico, o consumo se equipara à um câmbio manual.  No automático a rotação é maior, por isso tende a consumir mais.


É preciso que os pneus estejam sempre calibrados. O consumo pode subir em até 20% se estiverem baixos.  Além disso, é imprescindível que a capacidade do tanque seja respeitada. O sistema do veículo pode ficar comprometido se em caso de excesso de combustível. A gasolina aditivada ajuda a limpar as bombas. Alternar os tipos de gasolina ajuda no bom funcionamento do carro, ou seja, a cada dois tanques com gasolina comum, abasteça com a aditivada.  

Além dos combustíveis comuns – gasolina e álcool - , outra opção que pode trazer bons rendimentos ao bolso do consumidor e também ajuda no combate à poluição é o Etanol.  Ele rende em média 70% do que a rende a gasolina, ou seja, se um veículo flex percorre 10 quilômetros por litro, com etanol vai andar 7.  O interessante é utilizar o etanol quando o preço dele for 30% mais barato que a gasolina.  Se o rendimento for igual, a vantagem do biocombustível é a melhor potência e octanagem (mais resistente à auto-detonação).
O Gás Natural também ajuda a combater a poluição e é mais barato que outros combustíveis. Dependendo da região a utilização do GNV pode chegar em até 65% por quilômetros rodado em relação à gasolina.
Em grande parte dos postos tem o Biodiesel (biocombustível), que é alguns centavos mais caros que o diesel comum, entretanto, a tendência é a queda do preço com aplicações mais tecnologicamente avançadas.
A utilização de biocombustíveis ajuda na redução de poluentes no ar. É importante que todos os motoristas tenham consciência dos benefícios que proporciona não só na economia, mas para a sociedade em geral” explica Reis.

Outra dica é fugir do trânsito. Beto diz que a ação de arrancar e parar o carro muitas vezes influencia no aumento de consumo de combustível. A tecnologia ajuda os motoristas nesse quesito, uma vez que há diversos aplicativos de celular que auxiliam nos caminhos menos engarrafados.

Um fator importante é o peso. Manter o veículo limpo do barro e livre de bagagem desnecessária ajuda na redução do gasto de combustível. Outros fatores como velas gastas, filtro de ar entupido e andar em ponto morto também influenciam na economia.





Super Visão 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados