O ano de 2016 foi marcado pelo
agravamento da crise econômica que afeta o Brasil nos últimos tempos. Os
índices de desemprego subiram, com um saldo de mais de 12 milhões de pessoas
sem ocupação e mais de 100 mil pontos de trabalho foram fechados, segundo os
dados do IBGE. Esse cenário de instabilidade preocupou a todos, inclusive os
brasileiros que são donos do próprio negócio.
Mas, mesmo em meio à turbulência, foi
possível atravessar este desafiador cenário e até prosperar. O setor de
franquias, segmento em que atuo, obteve crescimento de 8% no último ano,
segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF) e tem a projeção de
aumento de 7 a 9% neste ano.
Quem sobreviveu à crise deve estar
pensando qual é o próximo passo para ampliar os negócios e alcançar a
estabilidade. Com o país caminhando para mudanças no cenário político e
econômico, acredito que ainda é preciso ter cautela em sua empresa. O controle
das finanças agora deve ser ainda mais rigoroso. Investimentos são importantes
e fundamentais, mas é preciso avaliar com calma todas as vantagens e
desvantagens antes de correr riscos. O momento pede atenção.
Porém, os detalhes mais importantes e
que definem o sobressalto mesmo depois da crise são a qualidade e
inovação dos produtos e serviços oferecidos. Esses fatores te
diferenciam dos concorrentes. Seja único, inovador, ofereça algo que os outros
não têm isso fará com que você conquiste credibilidade no mercado. Em meu
investimento, por exemplo, busquei novos horizontes para expandir os negócios e
mesmo neste cenário, dei o primeiro passo para a internacionalização da
empresa: abri a primeira franquia na Angola. Outra medida, foi trazer inovação
à marca em uma aliança com a famosa turminha dos gibis. Além disso, ampliei o
leque de opções de cursos na área digital, que é uma das áreas mais
promissoras do século 21. Acreditem, deu muito certo.
E, por último, e não
menos importante, é estar atento às tendências do mercado. Uma grande
novidade é o interesse da geração Y nos negócios. Os jovens vêm se mostrando
mais avessos aos modelos de trabalhos convencionais e indo em busca do próprio
negócio. A ABF também apontou que a maioria dos donos de microfranquias possuem
entre 25 e 36 anos, pertencentes à geração Y. Logo, este é um nicho que
tem muito potencial. Com
o dinheiro em falta, estes modelos com investimento até R$ 90 mil, têm se
tornado um ponto forte da área.
Por isso, se você acredita em seu
segmento, não é hora de desanimar! Seu negócio passou por todas essas
dificuldades, isso mostra que ele tem força para continuar crescendo. Veja as
oportunidades que o setor apresenta e vá a luta. Lembre-se, o sucesso do
empreendimento está no esforço do empreendedor!
Rogério Gabriel - fundador e presidente do Grupo Prepara,
detentor das marcas Prepara Cursos, Ensina Mais e das recém-lançadas English
Talk e Pingu’s English. Atualmente o Grupo possui mais de 800 franquias,
distribuídas por todo o Brasil. Formado em Ciência da Matemática e Computação
pela Unicamp, com MBA em Marketing pela FGV, Rogério há doze anos fundou o
Grupo, que viria a construir a maior rede de cursos profissionalizantes do
Brasil, a Prepara Cursos. Empreendedor Endeavor desde 2012, ele teve a
sua trajetória retratada no #VQD - VAI QUE DÁ, livro que traz dez
histórias de empreendedores que criaram empresas de alto impacto.
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