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domingo, 19 de fevereiro de 2017

6 dicas para fazer sua PME crescer em 2017



Se é verdade que o ano chinês do galo se mostra perfeito para pessoas dotadas de coragem, honestidade e (por que não?) ambição, para nós, aqui no Brasil, o desafio será em dobro. Afinal, o cenário econômico ainda carece de atenção por parte de todos nós. Mas, por outro lado, também deve ser encarado como uma boa oportunidade para investir na sua PME e fazê-la crescer contra a maré. 

Pensando nisso, compartilho com você, leitor e leitora, seis dicas que podem ajudar a dar uma turbinada na sua empresa - e aumentar o faturamento.


Leve seu negócio para a internet já!
Acredite: seu site é o que há de mais importante nesse momento. É por meio dele que potenciais consumidores no mundo inteiro conhecerão sua marca, se interessarão por seus produtos e/ou serviços e irão interagir com eles. Por isso, compare diferentes plataformas de e-commerce e as muitas opções de design até encontrar um de que você realmente goste - aquele que fará diferença para o seu e-commerce. Dica essencial: tente ser funcional tanto para seus clientes quanto para seu negócio. Mesmo que seu orçamento seja baixo e você nunca tenha programado na vida, é possível ser feliz na internet usando modelos personalizáveis.


Mobilidade é a palavra-chave
Os jovens, e mesmo aqueles que já não são tanto, vivem pendurados em seus telefones celulares - a geração dos Millennials que o diga. Além disso, se você quer alcançar um público internacional (em muitos países, incluindo o Brasil, os dispositivos móveis já são mais usados para conexão à web do que os PCs), já passou da hora de considerar esse formato. Isso significa que você deve investir em um site 100% responsivo, ou seja, que possa ser visualizado da melhor forma possível em qualquer tipo de aparelho. Algumas plataformas têm a opção de exibir sua loja online em seus múltiplos formatos, de modo que você pode conhecer e ajustar exatamente o que os consumidores veem a partir de cada tipo de equipamento. Ele leva em conta todo o fluxo de experiência de compra do usuário, a partir de pesquisa do item ou serviço para a seleção até o pagamento.


Agilize o check-out para não perder clientes
Você pode ter a loja online mais bonita do mundo e produtos incríveis, mas, se sua experiência de pagamento é demorada e complexa, vai perder vendas e clientes. E perder clientes não pode ser uma opção nunca! Certifique-se, portanto, de que seu e-commerce tem o menor número de etapas possível entre a escolha de um produto/serviço por seu cliente e o check-out. Lembre-se: pedir ao consumidor para preencher um formulário pode até parecer uma boa ideia (seu banco de dados certamente agradecerá), mas isso também dificultará o processo de conclusão da compra e se tornará um inimigo do seu caixa. Se você conhece a expressão "taxa de conversão de compra" sabe bem o que estou querendo dizer. 


Atraia o tráfego para você
Sua comunidade e seus clientes estão (todos) na internet, comprando de você ou não. Por isso, fazer seu e-commerce ser facilmente encontrado na rede é um passo essencial. Quem aparece primeiro nas páginas de resultados de sites de buscas leva imensa vantagem sobre a concorrência. E uma maneira de conseguir isso é por meio de uma estratégia de SEO (Search Engine Optimization), cujo objetivo é fazer sua loja aparecer logo na primeira varredura do Google ou do Yahoo, por exemplo. Vale muito a pena investir tempo e algum dinheiro nessa ferramenta. Não tenha a ilusão de que só as lojas grandes devem fazer investimento em marketing. Muito pelo contrário, ou seja, se até elas fazem para serem lembradas, os pequenos também têm de investir com inteligência. 


Ponha dinheiro para aumentar a receita
Cortar custos é sempre importante, mas essa atitude pode parecer melhor do que de fato é. Mais do que economizar a qualquer preço, o empreendedor deve investir sua energia para encontrar maneiras de incrementar a receita, independentemente dos cortes que precisar fazer. Como? Reinvestindo o valor economizado em ações que impulsionem suas vendas, como campanhas comerciais e de publicidade - principalmente na internet (olha o SEO aí de novo...). Outra estratégia bem-vinda é investir em seus funcionários. Anote: o RH é seu melhor amigo quando a economia de um país parece estar patinando. Isso porque uma equipe motivada trabalha com mais afinco na busca por oportunidades.


Não tire os olhos do fluxo de caixa
Saber com exatidão quais os recursos que entram e os que saem do caixa é fundamental para qualquer negócio. Dica importante: analise os fluxos de contas a pagar e receber e tente negociar (ou renegociar) os prazos de pagamentos a seus fornecedores. Para um controle ainda mais afinado, considere a aquisição de um sistema profissional de gestão. Ah, e mantenha o telefone de seu contador na discagem rápida do smartphone.
Se você conseguir seguir esses seis conselhos, 2017 terá tudo para ser um ano melhor para a sua empresa. Ninguém disse que seria fácil empreender, mas as oportunidades estão aí para quem tiver espírito vencedor e acreditar nas premissas do ano do galo.




Gabriela Szprinc - head de PMEs do PayPal Brasil



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