Pesquisar no Blog

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Como aproveitar o Carnaval e se prevenir de doenças indesejadas?




O Carnaval está chegando e o clima de euforia marca este período. Toda essa animação não se resume somente aos quatro dias de festa. Ela começa antes com os ensaios dos blocos e das escolas de samba. Por isso, é preciso estar atenta aos pequenos detalhes e cuidados com a saúde.

Nessa época de sol e muito calor, o aumento do movimento na praia, piscina e academias, é diretamente proporcional à freqüência no consultório médico. Por uma razão bem simples: cresce muito o número de mulheres com inflamações, corrimentos e coceiras vaginais, causada por um fungo chamado cândida, conta a ginecologista Mariana Maldonado.

Para não perder nenhum dia de folia, veja cuidados simples para esse e outros problemas:


Candidíase

“No verão, por exemplo, o ambiente fica mais úmido e quente do que normalmente é, e a cândida se fortalece. Para se prevenir, é essencial usar roupas frescas e leves, fazer a higiene íntima com produtos adequados e próprios para a região, dar preferência para as calcinhas de algodão, evitar o uso dos protetores diários e roupas úmidas por muito tempo”  


Uso de banheiros públicos

"Na folia, ao usar banheiros públicos, principalmente os químicos é preciso ter muita atenção! Evite sentar no vaso principalmente se o assento não tiver proteção descartável e leve na bolsa o seu próprio papel, pode tipo lenço umedecido para higiene intima ou de papel macio. O contato com a água contaminada, sujeira ou papel higiênico pode causar problemas como infecções urinarias, de pele e alergias de contato! Fique atenta!"


Gravidez Indesejada e DST

“Só a camisinha é capaz de proteger você das doenças sexualmente transmissíveis e da gravidez ao mesmo tempo. Lembrando que as DST são doenças que podem ser transmitidas de uma pessoa para outra através da relação sexual, seja ela vaginal, oral ou anal, sem proteção com alguém que esteja contaminado, hein! No Carnaval, as campanhas para estimular o uso do preservativo aumentam e é comum a distribuição de preservativos gratuitamente nas principais cidades. Então, use isso a seu favor. Ande sempre com uma na bolsa e se proteja sempre!”


HIV

“É importante lembrar, que quem tem HIV não tem uma aparência definida. Essa história de “grupos de risco” ficou no passado. Todos nós – homens e mulheres, independente da cor, idade, classe social, orientação sexual, casados ou solteiros – estamos vulneráveis ao HIV. Portanto, é importante se prevenir sempre, independente do parceiro escolhido. Um detalhe muito importante: o portador do HIV – que também é chamado de soropositivo – mesmo sem ter desenvolvido a AIDS é capaz de transmitir o vírus. Daí a importância do uso da camisinha em todas as relações sexuais.”


Hepatites B e C

“A Hepatite também entra na classe das DST. Portanto, camisinha!!! O contato com o sangue e secreção de pessoas contaminadas é a principal forma de contágio e da transmissão de Hepatite B. E o risco de se contaminar com o vírus da hepatite B ainda é maior do que com o HIV, que costuma ser a grande preocupação… Imaginem só!
A forma de transmissão da hepatite C não é tão bem conhecida como o das outras hepatites. Sabe-se que o sangue contaminado é a via principal, mas a transmissão sexual também parece ser possível. Portanto, muito cuidado na hora de ter relações sexuais, seja somente uma aventura ou com o seu parceiro fixo!"






Dra. Mariana Maldonado - Desde sua formação em medicina, tem pautado sua carreira no lema “Saúde é Informação” e preza pelo bem-estar da mulher em suas diferentes fases da vida. Com grande empatia pelo universo feminino tem como foco o estudo da ginecologia e da homeopatia, a fim de ampliar seu arsenal terapêutico e apurar o olhar sobre a saúde da mulher. Natural do Rio de Janeiro (RJ), é especialista em Ginecologia, Obstetrícia e Sexualidade Humana, pós-graduada em Homeopatia e possui MBA em gestão de Saúde. Faz parte da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Estado do Rio de Janeiro (SGORJ) e da Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana (SBRASH). Exercendo o papel de educadora sexual, Mariana Maldonado se divide em atendimentos personalizados e humanizados a mulheres jovens e adultas, além de ser consultora em temas de Saúde Sexual e Reprodutiva para instituições públicas, privadas e ONG´s no Brasil e no exterior. Ao longo de sua carreira, colabora também como entrevistada em programas de televisão, rádio, jornais e revistas. Além disso, foi articulista de veículos como o jornal Extra (RJ) e o site especializado em saúde e comportamento Minha Vida. Entre os anos de 2008 e 2011, foi apresentadora do programa dominical Palavra de Mulher, na Rádio Tupi.
Mariana é também coautora do livro Palavra de Mulher – Histórias de Amor e Sexo. Escrita em parceria com sua mãe, a psicóloga Maria Tereza Maldonado, com quem compartilha as alegrias e tristezas do cotidiano, a obra sintetiza as vozes de muitas mulheres ouvidas nos consultórios, nos trabalhos de grupo e nas palestras realizadas por elas, junto a comentários e informações sobre os temas abordados.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados