Pesquisar no Blog

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Como persistir no negócio mesmo quando tudo dá errado




Diminua suas expectativas e procure ter uma visão de longo prazo do seu negócio. Essas são algumas dicas do empreendedor digital, Bruno Picinini, para quem pensa em desistir diante das dificuldades


Ao iniciar qualquer projeto na vida, seja relativo a trabalho ou familiar, é normal que se crie expectativas com relação aos objetivos que devem ser alcançados. Todos querem que suas empreitadas dêem certo, por isso depositam energia e muitas vezes dinheiro nelas. Contudo, se mesmo com tanto esforço, as coisas não engrenam, o que fazer, como continuar insistindo? O empreendedor digital e idealizador dos sites Empreendedor Digital e Férias Sem Fim, Bruno Picinini, acredita que é muito mais fácil achar "aquela força interior" para persistir quando tudo vai bem. Ciente das dificuldades de não esmorecer quando os obstáculos parecem se multiplicar, Picinini apresenta algumas dicas objetivando facilitar a tarefa.

A primeira dica refere-se justamente às expectativas. "Sempre trabalhe com elas da maneira correta", diz o especialista em negócios online. Isso ajuda muito na hora de ter persistência, segundo Picinini. "A pessoa vai criar um novo negócio, produto ou campanha e acha que já vai conquistar o mundo, vendendo milhões na primeira oferta. Isso raramente acontece", afirma. Conforme o empreendedor digital, trata-se um processo, em que você acaba por cometer erros e tenta outra vez. "O ideal é sempre alinhar suas expectativas. Imagine, por exemplo, que tudo dará errado, porque daí o que vier de bom é lucro", destaca.

Em reforço à primeira dica, Picinini sugere que a pessoa sempre tenha um plano B. Em negócios online, por exemplo, no que se refere a campanhas, produtos ou lançamentos novos, tenha uma segunda opção. Caso alguma coisa não saia como planejado, o empreendedor não ficará remoendo o problema, estagnado.

Outra dica diz respeito à terminologia. O empreendedor digital recomenda uma mudança de foco. Neste sentido, ao invés de chamar o "erro" de "erro", chame-o de "teste", porque afinal de contas é isso que ele é. "Foi algo que você tentou e não deu certo", diz o especialista. Do mesmo modo, Picinini acredita que as pessoas devem chamar "problemas" de "desafios". "Problemas nos oprimem. Desafios são algo que você gosta de superar", avalia.

Sempre ter uma visão de longo prazo é a quarta e última dica de Picinini. Antes de desistir perante as dificuldades, o empreendedor deve pensar, segundo o especialista, como será sua vida daqui a cinco, dez ano. Talvez de volta ao mesmo emprego que deixou porque não gostava. "Já vi várias pessoas desistindo. Mas a vontade volta em dois ou três anos. E o tempo que tempo que as pessoas poderiam ter usado para aprender, batalhar, errar, para finalmente acertar, terá sido desperdiçado", conclui.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados