Pesquisar no Blog

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

O que fazer para evitar golpe de agência de intercâmbio



Diretor da M.Quality, agência de imigração para a Austrália, alerta sobre como não cair em uma furada


Fazer um intercâmbio é uma empreitada que exige não só tempo e pesquisa, mas também alguns recursos financeiros. Então, ver o sonho de estudar fora indo por água abaixo por conta de um golpe de uma agência de intercâmbio pode ser bastante desalentador. Foi o que aconteceu no início deste ano com alguns alunos, incluindo brasileiros, que tinham o desejo de estudar na Austrália. 

“Cerca de 100 alunos que sonhavam em estudar em Brisbane, na Austrália, caíram em um golpe de uma agência de intercâmbio local que os fizeram perder uma quantia que chega a US$ 1 milhão. Tanto o dinheiro quanto a agência sumiram do mapa e os estudantes que queriam morar na Austrália para estudar não souberam o que fazer, pois eles não têm seguro que cubra os prejuízos”, relata MaCson Queiroz J.P., diretor da M.Quality, empresa especializada em Assessoria em Imigração e Negócios para a Austrália. 

É preciso ficar atento. Geralmente, empresas não idôneas dão indícios de que não são confiáveis e, com pesquisa e cuidado, é possível descobrir se uma agência vale ou não o investimento. 

Segundo MaCson a maneira mais segura de estudar na Austrália é contratar não uma agência de intercâmbio, mas, sim, uma agência de imigração validada pelo governo. Um dos motivos é a facilidade de se encontrar informações confiáveis sobre elas. “No caso da Austrália, por exemplo, é preciso checar se ela está listada e validada no OMARA (Office of the Migration Agents Registration Authority), uma espécie de secretaria de defesa e proteção aos direitos do consumidor, que é gerenciada diretamente pelo governo australiano”, explica MaCson. 


Seguro – Aposte na segurança. As agências de imigração listadas no OMARA da Austrália são obrigadas a manter um seguro (“Professional Indemnity Insurance”) no valor mínimo de A$ 250 mil. Ou seja, mesmo que o estudante ainda não tenha embarcado para o intercâmbio na Austrália, o investimento estará 100% protegido, já que este sistema garante o reembolso total das vítimas, em caso de golpe. São poucas as agências listadas que trabalham com intercâmbio, como é o caso da M.Quality.

“Vale salientar que a Austrália é o único país que oferece esse tipo de garantia aos intercambistas. Outros lugares, como Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Inglaterra, não oferecem esse seguro. Estes paises nao oferecem este seguro contra fraudes como a Austrália”, alerta MaCson. 

É sabido que houve casos de vários estudantes que optaram por esses países caíram em golpes de escolas ou agências falsas e perderam boa parte – ou todo – do dinheiro investido. “A única maneira de estar 100% certo de que isso não acontecerá é optar por estudar na Austrália via uma agência de intercâmbio listada”, MaCson alerta. 

E como escolher a melhor agência de imigração para a Austrália? Depois de checar se a agência está na lista OMARA, vale pesquisar sobre o serviço que a agência oferece e sobre os profissionais que trabalham nela. “Veja se a empresa está há muito tempo no mercado e dê preferência para as que são baseadas na Austrália e que contam com agentes bilíngues, que falam português e inglês fluentemente”, recomenda MaCson. 

O fato de contar com agente que mora na Austrália é importante, pois são ele poderá facilitar todo o processo de visto e, quanto mais conhecimento, mais informações preciosas ele poderá passar ao futuro intercambista. O objetivo da agência é fazer a pessoa ganhar tempo, já que o processo é demorado e requer conhecimento da legislação australiana, listas de profissões e demais regras do país. “Orientamos que a pessoa faça uma avaliação de elegibilidade do visto para saber se está apta para entrar com o processo na categoria desejada e evitar perdas financeiras. O consultor a ajudará a iniciar o requerimento de visto corretamente, aumentando as chances de sucesso do visto”, recomenda o diretor da M.Quality. 

Para descobrir suas chances de estudar na Austrália, a M.Quality disponibiliza em seu site o “1º. Passo Gratuito”, serviço que oferece uma orientação básica para avaliar se o candidato é realmente elegível para uma das categorias de vistos australianos. Ao preencher o formulário no site, e sendo elegível a uma das categorias, ele recebe um convite para assistir gratuitamente ao vídeo “Elegibilidade e Agora?”, no qual serão apresentados o escopo do trabalho da M.Quality e as demais orientações e esclarecimentos sobre o processo para morar e trabalhar na Austrália.













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados