Pesquisar no Blog

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Vigorexia: A obsessão pelo corpo perfeito




Entenda como um psicólogo pode ajudar você a ter um belo corpo e uma alma contente
 
O verão chegou e trouxe consigo praias e clubes de piscinas lotados. A estação mais quente do ano é também marcada pela maior procura nas academias por pessoas em busca do corpo perfeito. Mas, ao contrário do que muitos pensam, a prática de exercícios deve ser feita com cautela, sem dispensar o acompanhamento profissional. Muitos que decidem praticar exercícios físicos por conta própria podem comprometer seriamente sua saúde. O que muitas pessoas desconhecem é que o acompanhamento de um psicólogo pode ajudar muito a essas pessoas, porque aqueles que buscam incessantemente pelo corpo perfeito podem recorrer a exageros que comprometem seriamente seu corpo e sua mente.
 
A psicóloga Carla Ribeiro explica que Vigorexia, mais conhecida como Transtorno Dismórfico Muscular ou Síndrome de Adonis, é o nome dado ao excesso no culto ao corpo, que pode causar muitos danos ao indivíduo psicologicamente. “Esse transtorno é caracterizado pelo indivíduo que pratica exercícios físicos exageradamente e apresenta uma obsessão por sua aparência física. O paciente que apresenta Vigorexia não percebe os avanços do seu corpo e nunca está satisfeito com sua aparência. Para essas pessoas, o resultado da malhação nunca está bom o suficiente”, afirma.

De acordo com a especialista, o Vigoréxico desenvolve sintomas obsessivos compulsivos. “O paciente se exercita excessivamente e passa a adotar uma dieta muito restritiva, em uma busca eterna pela aparência perfeita. Quanto mais o paciente se exercita, mais ele fica insatisfeito. A imagem de si mesma quase nunca condiz com a realidade. Os principais sintomas da Vigorexia são dores musculares, excesso de cansaço, fome, irritabilidade excessiva e principalmente, a ansiedade”, diz.

Carla explica ainda, que a pessoa que possui esse transtorno pode sentir grandes efeitos nocivos com o passar do tempo. “A longo prazo o Vigoréxico pode sentir sérios danos à sua saúde, como insuficiência renal ou hepática, problemas de circulação sanguínea e até mesmo, depressão. Além disso, grande parte das pessoas que apresentam esse Transtorno, recorrem ao uso de esteroides e anabolizantes, que podem ocasionar problemas ainda mais graves, como câncer de próstata e doenças cardiovasculares”, esclarece.

Segundo a psicóloga, é muito raro pessoas que apresentem Vigorexia buscarem ajuda, pois em um primeiro momento, elas não têm consciência da própria compulsão. “Através do tratamento psicológico, o indivíduo desenvolve a auto aceitação e passa a conhecer mais sobre si mesmo, desenvolvendo um maior controle dos pensamentos obsessivos pela mudança corporal. Além disso, é fundamental que o uso de esteroides e anabolizantes seja imediatamente cessado, para que a saúde não seja ainda mais prejudicada”, finaliza.



Carla Ribeiro - Psicóloga Clínica e Hospitalar voltada para Saúde do Homem
caribeiro.psi@gmail.com
www.facebook.com/psicologacarlaribeiroRJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados