Especialistas apontam os serviços automatizados e integrados como promessa de transformação para o cenário logístico atual
O investimento cada vez maior em tecnologia é visto por muitos especialistas como tendência nos setores de comércio exterior, logística e transporte de cargas. Integrando a chamada “Indústria 4.0” ou “Quarta Revolução Industrial”, que prevê a evolução e a transformação dos mercados no âmbito de novas soluções e de tecnologias inteligentes, grandes empresas apostam no desenvolvimento de softwares e serviços automatizados e integrados para reduzir custos, aumentar a eficiência, a produtividade e a competitividade.
Uma delas é a Bysoft/NSI. De acordo com a CEO da
empresa, Edneia Moura Chebabi, a Bysoft não desenvolve apenas sistemas que
visam a gestão dos processos relacionados ao comércio exterior, mas soluções
cognitivas, com foco na produtividade e na redução de custos de todos os
intervenientes da cadeia: agentes de carga, exportadores, importadores e
despachantes aduaneiros.
“Todas as nossas soluções são integradas, de maneira
inteligente, provendo informações online e em tempo real que são distribuídas
pela cadeia e permitem a rápida tomada de decisões tanto pela indústria quanto
pelo prestador de serviços”, afirma.
A executiva acrescenta ainda que, controlar os
prazos de cada fase do processo de desembaraço aduaneiro é a expertise da
companhia e cita alguns exemplos dos serviços oferecidos. “Os processos da
indústria farmacêutica são um exemplo, pois envolvem o controle por parte da
Anvisa. Contribuímos para que o prazo de liberação dos produtos seja
infinitamente menor, proporcionando o peticionamento de forma automatizada.
Outro exemplo são as contenções de multas, em processos que envolvem o Siscarga
(sistema de controle de cargas da Receita Federal), no qual ofertamos uma
ferramenta de integração em tempo real, com alertas automáticos”, ressalta a
CEO da Bysoft, que será uma das expositoras da Intermodal South America, de 4 a
6 de abril, em São Paulo (SP).
Por outro lado, quando o assunto é a tecnologia
aplicada ao segmento portuário, a T2S Tecnologia aposta no desenvolvimento de
softwares customizados para os principais portos e terminais do país. Segundo o
diretor comercial da empresa, Ricardo Pupo Larguesa, o ano de 2016, na
contramão da crise econômica, foi muito bom para a T2S. “Expandimos nossa
atuação para diversos outros estados. Em um comparativo de 2015 para 2016, esse
foi um dos fatores que fez com que registrássemos um crescimento de mais de 60%
em nosso faturamento”, comemora.
Larguesa destaca também alguns cases que
contribuíram para que a empresa pudesse alcançar este resultado. “Fizemos
algumas grandes implementações no último ano, como a troca do sistema de
controle operacional do terminal de contêineres do porto de Paranaguá, no
Paraná, por um software norte-americano, o Navis, do qual somos parceiros.
Paralelamente, realizamos também a substituição do sistema operacional do
terminal de contêineres do porto de Suape, em Pernambuco, que entrará em
produção agora em fevereiro”.
“Outras implementações que estão em andamento são
as dos novos sistemas de operações dos terminais da Wilson Sons em Rio Grande,
no Rio Grande do Sul, e em Salvador, Bahia, com conclusões previstas para o
final do primeiro semestre e para o fim do segundo semestre deste ano,
respectivamente”, completa o diretor comercial da T2S Tecnologia, que também
irá apresentar suas novidades na Intermodal.
“A inserção dos conceitos de Sistemas
Ciber-Físicos, Internet das Coisas e Computação em Nuvem não só nos portos, mas
em todas as vertentes dos setores de transportes de carga, logística e comércio
exterior é, felizmente, um caminho sem volta. A iniciativa privada vem
estudando e implementando muitas possibilidades. Só na Intermodal temos mais de
12empresas de tecnologia expondo soluções. O setor acadêmico também contribui.
Vale lembrar que, já em 2008, a Escola Politécnica (Poli) da USP começava a
desenvolver, por exemplo, uma tecnologia de rastreamento da cadeia logística da
carne bovina, que agiliza o processo de exportação, e que hoje é o sistema
oficial utilizado pelo Ministério da Agricultura”, reforça Ricardo Barbosa,
gerente do evento.
Tendências - De olho no futuro da inovação
no transporte, armazenagem e distribuição de cargas, a 23ª edição da Intermodal
promoverá o evento “Tendências Tecnológicas na Logística”, em um encontro que
reunirá especialistas, executivos e representantes do setor, onde serão
apresentadas e discutidas as últimas tendências e estratégias em conceitos,
modelos, processos e tecnologias inteligentes.
Com início às 08h30 do dia 6 de abril, o evento
contará com uma repleta grade de programação. Às 09h, a gerente de logística da
Ajinomoto, Maristella Andrade, palestrará sobre a aplicação do footprint como
solução integrada para otimizar a cadeia de suprimentos. Às 09h40, o diretor
industrial da Lóreal, Antônio Grandini, e o professor de logística e orientador
de gestão empresarial da consultoria Premiatta, Paulo Bertaglia, dissertarão
sobre “a quarta revolução industrial” e a “logística 4.0”.
Já às 10h50 será a vez do professor e coordenador
do laboratório em logística e transporte da Faculdade de Engenharia Civil,
Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas (FEC/UNICAMP),
Orlando Fontes Lima, que apresentará o raio x da logística do futuro e as macro
tendências tecnológicas que podem transformar o cenário logístico atual. Por
fim, às 11h40, o diretor de logística e transporte da Pirelli na América Latina,
Rodolfo Giotto, debaterá sobre o que as empresas estão fazendo para inovar em
momentos de crise.
Intermodal South America -www.intermodal.com.br
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