Pesquisar no Blog

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

5 dicas para planejar sua aposentadoria



Especialista mostra como se preparar para um futuro tranquilo


Um dos assuntos mais discutidos atualmente é a possível reforma da Previdência. Caso a proposta elaborada pelo governo seja aprovada, algumas alterações vão impactar bastante o futuro da população. Entre as principais mudanças está a elevação da idade mínima da aposentadoria para 65 anos. E para conquistar o direito, o trabalhador ainda deve ter pelo menos 25 anos de contribuição ao INSS.

A dúvida que fica é: como se preparar para um descanso tranquilo e sem sufoco? Segundo o especialista em comportamento humano e presidente da Sociedade Latino Americana de Coaching, Sulivan França, planejamento é o segredo. Confira cinco dicas do profissional para garantir uma aposentaria sem sustos:

1.          Programa-se
A primeira coisa que o trabalhador precisa fazer é se programar e definir objetivos de curto e longo prazos. Quando você quer se aposentar? Faça os cálculos e, se for preciso, invista em uma previdência privada que possa complementar sua renda no futuro.


2. Defina metas
Você precisa colocar no papel o quanto ganha hoje e o quanto pretende ganhar em cinco anos. Coloque isso como uma das metas de vida e corra atrás. Invista em tudo aquilo que possa trazer esse retorno a você e também a possibilidade de conquistar a meta.


3. Faça uma poupança
Pode ser que a sua aposentadoria não seja suficiente para manter o seu padrão de vida atual ou que pretende ter em alguns anos. O ideal 
é poupar o quanto conseguir. Estipule qual a melhor forma de juntar dinheiro.


4. Nunca é tarde para começar
Já está com mais de 30 anos? Ainda dá tempo! Não ter um planejamento que começou cedo não deve fazer você desistir do sonho de ter uma aposentadoria. Comece hoje! Todo dia é dia de correr atrás de novas conquistas.


5. Seja disciplinado
Independe do plano que tenha escolhido seguir, não desista. Não deixe para o próximo mês. Não adie para amanhã. O pouco de hoje vai fazer a diferença no futuro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados