Pesquisar no Blog

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

O que é o 13º salário



 O 13º salário é recebido pelo trabalhador urbano, rural, avulso e o doméstico, sendo pago pelo empregador proporcionalmente ao tempo de serviço do empregado.

O valor do adiantamento do 13o salário corresponde à metade do salário recebido pelo empregado no mês anterior, sendo pago de 01/fevereiro a 30/novembro ou por ocasião das férias (se solicitado pelo empregado).


O que fazer, nestes tempos bicudos ...
Cada um de nós possui seus problemas e sabe como encaminhar as possíveis soluções, mas creio que ouvir conselhos tem muita proximidade com canja de galinha: não faz mal a ninguém.

A meu ver, a prioridade da renda recebida pelo pagamento do 13º salário, deve ser o pagamento de dívidas existentes – ou, pelo menos, sua redução - por meio de negociações que podem ser estruturadas pelo pagamento imediato dos valores em troca de descontos nos juros acumulados. Não custa tentar obter redução da dívida em troca de pagamentos imediatos, lembre-se de que esta é uma opção que poderá agradar muito ao seu credor.
Priorize o pagamento de dívidas relacionadas ao cartão de crédito, pois possuem as maiores taxas de juros do mercado.

Reforço: não custa nada tentar a negociação, pois, no máximo, receberá uma negativa e, se seu credor aceitar, representará um ganho financeiro seu e imediato.


Bem, e o que faço com a sobra... .
Antes de tudo, saiba que você é um felizardo, pois existem sobras de seu 13º, esteja ciente de que sua posição financeira é invejada por muitos. E meus parabéns, pois isto significa que administra com cuidado maior do que a média nacional os seus custos e receitas pessoais. 

Vamos aos detalhes. Analise sua disponibilidade financeira e seus projetos; quanto tenho e quanto custa o que desejo adquirir, seja imediatamente ou no futuro. O significado de adquirir está relacionado a bens ou serviços: desde a compra de algo ou uma viagem; desde a realização de um curso de formação ou uma festa, não importa o que, e, sim, quando planeja o evento e como pagar.  E, sua opção pode ser realizar o investimento financeiro, para a formação de seu capital pessoal para o futuro, o tal pé de meia.

O ajuste entre o período de tempo no qual deseja realizar seu objetivo e a aplicação financeira selecionada é fundamental, pois fatores como o Imposto de Renda ou a remuneração da aplicação podem influenciar bastante seu ganho líquido.

Aplicação popular, a caderneta de poupança, pode ser uma alternativa para prazos inferiores a seis meses, a remuneração deste investimento é baixa, mas o fato de ser isenta de Imposto de Renda contribui para manter certa atratividade. Para prazos maiores do que o citado, tal aplicação, a meu ver, não é atrativa, pois os juros oferecidos por outras modalidades serão mais compensadores.

A aplicação em títulos, tais como CDB ou RDB, deve ser avaliada, mas atenção: pesquise entre diferentes bancos, não compre, pela questão de costume e facilidade, o título do banco no qual possui conta corrente. Investigue taxas de remuneração e negocie, você possui em mãos o principal recurso, que é o dinheiro líquido.

Avalie a possibilidade de investir, a longo prazo, em ações. Ainda que hoje a economia nacional esteja mais próxima da UTI do que de tempos de bonança, tal tempestade não será eterna (espero). Investigue, pesquise – sugiro utilizar como fonte primária de informações o site http://www.bmfbovespa.com.br/pt_br/index.htm#

Não caia na armadilha de julgar que ações são voltadas apenas a pessoas com conhecimentos quase exotéricos em Finanças. Certamente alguma especialização é necessária e ajuda, mas tais serviços podem ser contratados juntos às corretoras e poderão auxiliar você não apenas a ganhar dinheiro como, principalmente, adquirir capital a longo prazo. Eventualmente poderão ser registradas perdas, esteja preparado para isto, mas tal investimento tende a oferecer oportunidades de ganho significativas, especialmente escolhendo empresas com perfil de boa gestão e pagadoras de dividendos firmes ao longo dos exercícios fiscais. Monte uma carteira, ou seja, selecione empresas das quais deseja ser investidor em ações e não hesite em mudar tal composição (não seja sentimental) ao longo do tempo, se a empresa não mantiver uma boa gestão e soluçar no pagamento de dividendos. Tenho convicção que, a longo prazo, será beneficiado por tal escolha.

O Tesouro Direto é uma opção que adquiriu grande notoriedade no mercado e tornou-se muito popular. Alta segurança no investimento e retorno adequado são diferenciais positivos, sua aplicação é relativamente simples e gerida pelo próprio investidor, com aplicação a partir de valores muito acessíveis. Sugiro que consulte http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro-direto

Outras aplicações podem oferecer boas alternativas, tais como Letras de Crédito Agrícola, a meu ver, uma interessante opção de título de renda fixa, que paga uma percentagem da taxa do CDI. Existem alguns condicionantes, mas o risco da aplicação é muito reduzido. Detalhes podem ser consultados em http://www.bb.com.br/pbb/s001t006p003,500963,502590,6,1,1,1.bb#/

Outras aplicação são oferecidas no mercado nacional, detalhar cada uma delas foge do espaço disponível para nossa discussão.

Avalie e selecione a que melhor se enquadre entre seu objetivo e prazo de execução do mesmo objetivo.

E, de forma ideal, procure manter seu perfil como investidor e não como devedor, afinal é melhor ter a taxa de juros a seu lado do que combatê-la como inimiga.





Osmar Masini Visibelli - Mestre em Ciências Sociais, área de concentração Sociologia do Trabalho, pós-graduação (lato sensu) em Finanças (2003) e graduado em Administração de Empresas (1988) e em Ciências Econômicas (1985). Leciona na Universidade Anhembi Morumbi (cursos presenciais de Administração de Empresas e de Relações Internacionais), com experiência no desenvolvimento de material para cursos EAD e presenciais, com trabalhos utilizados na Universidade Anhembi Morumbi, nos cursos de graduação e pós-graduação.
 Laureate International Universities: www.laureate.net



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados